Parabéns, Assistentes Sociais do Brasil!

Neste 15 de maio, o Serviço Social reafirma: Nossa Liberdade é Anticapacitista! Hoje tem live especial às 19h

Card com fundo amarelo traz a mensagem Parabens, assistentes sociais e a imagem das 3 assistentes sociais com deficiência que estão no cartaz do 15/5. Na parte inferior, símbolos da luta anticapacitista. Arte: Rafael Werkema/CFESS
Hoje é 15 de maio, Dia da(o) Assistente Social! O CFESS felicita a categoria que luta para que a população acesse direitos, que luta para que as pessoas tenham melhores condições de vida, que luta pelo fim dos preconceitos contra pessoas com deficiência, idosas, negras, indígenas, LGBTQIA+.

Por isso, em 2024, o Serviço Social brada à sociedade: nossa liberdade é anticapacitista! É com esse mote que o Conjunto CFESS-CRESS convida a categoria para as atividades do 15 de maio.

Clique aqui e assista ao vídeo especial

O tema vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais, não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para buscar garantir acessibilidade para todas essas pessoas, em especial assistentes sociais com deficiência.

E lembrando que são algumas dessas profissionais que protagonizam a peça alusiva ao 15 de maio, que faz referência também ao primeiro princípio do Código de Ética – Liberdade – que só se efetiva se for sem barreiras, sem preconceitos, ancorada na emancipação humana e na plena expansão dos indivíduos.

Live especial, com certificado!

Para assistir: hoje tem live especial às 19h, pelo canal do CFESS no YouTube e no Facebook. Também haverá retransmissão pelos perfis de alguns CRESS no Facebook. E mais: haverá emissão de certificado!

O evento on-line contará com as participações da assistente social, mestre e doutora em política social, Thaís Imperatori, que é professora da Universidade de Brasília (UnB), e de Camila Jasmin, assistente social do Colégio Pedro II, conselheira do CRESS-RJ, membra do Coletivo Serviço Social Anticapacitista e da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (ABRAÇA).

Homenagens já começaram

A semana da categoria começou com uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) com a presença do CFESS, que compôs a mesa, representado pela presidenta, Kelly Melatti.

Nesta quinta, tem mais: sessão solene em homenagem ao Dia da(o) Assistente Social na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e o CFESS marca presença também! Se você é de Brasília, participe: será no dia 16/5, às 10h, no Plenário!

Clique aqui e acesse a edição comemorativa do informativo “CFESS Manifesta” do 15/5

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS