49º Encontro Descentralizado da Região Sul é realizado em Porto Alegre/RS

Durante os dias 29 e 30 de julho o CRESS/RS sediou o 49º Encontro Descentralizado da Região Sul reunindo representantes dos CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Foram dois dias de palestras, debates e deliberações que irão contribuir com o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, a ser realizado em setembro na cidade de Maceió/AL.

Estiveram presentes do 49º Encontro Descentralizado da Região Sul delegadas e delegados de base e das diretorias dos três estados, suplentes, observadoras/es, convidadas/os, trabalhadoras e trabalhadores dos CRESS e representantes do CFESS, ABEPSS e ENESSO.

(Mesa de Abertura)

No dia 29 foi realizada a mesa “Fortalecer o protagonismo das mulheres trabalhadoras na luta: qual o nosso papel e desafios na atual conjuntura?”, tendo como convidadas a Assistente Social Lani Brito e a Geógrafa Ana Carla Zultanski. Na sequência foram apresentadas as Síntese dos Encontros locais com exposição do CRESS/RS, CRESS/SC e CRESS/PR e um debate sobre as questões propostas pelo CFESS.

(Mesa com Lani Brito e Ana Carla Zultanski)

No sábado (30/07) foram realizados debates sobre os seguintes temas a serem deliberados no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS: Código Eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS; Aprovação da Comissão Nacional Eleitoral (CNE); Aprovação da 4º Política Nacional de Comunicação (apresentada previamente no Seminário da Comunicação); O tema do Dia da/do Assistente Social; Alteração de resolução sobre Fundo de Apoio; Espaço Criança; Avaliação e sugestão de aperfeiçoamento do Processo de Emissão da Documento de Identificação Profissional; Apresentação de Resolução de alteração dos GT Procedimentos de Inscrição de Pessoa Física e Jurídica; Prestação de Contas; Resolução Cota Parte; Estudo sobre a Inadimplência; e Patamares Anuidade. Posteriormente foi realizado debate sobre as questões propostas pelo CFESS, uma avaliação do evento e a Mesa de Encerramento com representantes do CRESS/RS, CRESS/SC, CRESS/PR, CFESS, ABEPSS e ENESSO.

O Encontro Descentralizado da Região Sul antecede o 49º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Todas as regiões do país estão realizando, primeiramente Reuniões Preparatórias estaduais e Encontros Regionais, como o realizado em Porto Alegre/RS. O Conjunto CFESS/CRESS realiza anualmente o Encontro Nacional, fórum máximo deliberativo da categoria, conforme disposto no art. 9º da Lei 8662/1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social. De caráter deliberativo, reúne gestões e Assistentes Sociais da base dos 27 CRESS e do CFESS, assim como as entidades nacionais ABEPSS e ENESSO, para construírem, de forma democrática e participativa, a agenda coletiva do Conjunto, a ser executada pelas gestões ao longo do triênio para o qual foram eleitas. Neste ano o Encontro Nacional terá o caráter de avaliação das ações já realizadas, bem como as que ainda serão executadas neste triênio.

Assista o vídeo sobre o 49º Encontro Descentralizado da Região Sul clicando na imagem abaixo:

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Texto, fotos e vídeo: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª Região

Posted in Destaque, Notícias, Vídeos.