Seminário de Encerramento do Projeto de Extensão/Curso O Serviço Social no Campo da Educação Básica: Ações profissionais da e do Assistente Social na política de Educação

Nos dias 03 e 04 de abril foi realizado o Seminário de Encerramento do “Projeto de Extensão/Curso O Serviço Social no Campo da Educação Básica: ações profissionais da e do Assistente Social na política de Educação”.

O projeto foi uma parceria do CRESS SC com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Família (NECAD) com o apoio da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis da UFSC.

O seminário realizado de forma presencial reuniu profissionais participantes do projeto a fim de dialogar sobre o Serviço Social na Educação Básica e o Direito à Educação: contribuições na universalização do acesso, permanência e democratização do ensino público e de qualidade.

Mesa de Abertura

A programação do dia 03 contou com a Mesa de abertura, na qual estiveram presentes a seguintes autoridade: Simone Dalbello, (vice-presidente do CRESS SC), Professora Dra. Carla Rosane Bressan (NECAD); Professora Dra. Fabiana Luiza Negri, representando o Departamento de Serviço Social e Professora Dra. Simone Sobral Sampaio, representando a Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis da UFSC.

Conferência

Na sequência, o evento contou com a Conferência “O Serviço Social no campo da Educação Básica: ações profissionais da e do Assistente Social na Política de educação”. A fala foi realizada pela Professora Dra. Carla Rosane Bressan, que foi a coordenadora do Projeto de Extensão e trouxe reflexões apresentando marcos históricos, os movimentos políticos realizados anterior e após a implementação da Lei 13.935 de 2019, os desafios e as proposições de luta por uma educação pública, enquanto um efetivo direito social, de qualidade, laica e gratuita. A mesa foi coordenada por Simone Dalbello, vice-presidente do CRESS SC.

Colóquio Sala 

Colóquio Auditório

Apresentação de Banners

Como parte integrante da metodologia do curso, foi previsto que as e os participantes realizassem projetos de intervenções. Esses projetos foram apresentados em três colóquios, em duas salas paralelas, intercalados com apresentações de banners. Foram 42 projetos de intervenções apresentados durante o primeiro dia de evento.

Mesa 1

O segundo dia de evento (04/04) contou com duas mesas expositivas. A mesa 1 abordou “Perspectivas e desafios do trabalho na cena contemporânea e a implantação da lei 13.935/2019 – Diretrizes para a Educação Básica”, e teve como convidado o Professor Dr. Jaime Hillesheim do Departamento de Serviço Social (DSS/UFSC) e a Professora Dra. Ângela Fatima Soligo, do Conselho Federal de Psicologia e Membro do Grupo de Trabalho Nacional da Psicologia e Serviço Social na Educação Básica, que fez a fala por meio de videoconferência. A mesa foi coordenada pela Dra. Carla Rosane Bressan.

Mesa 2

Finalizando o evento, O CRESS 12ª Região realizou a Mesa 2: O papel do CRESS frente a implementação da atuação do Assistente Social na Política de Educação. As falas foram realizadas pela conselheira Integrante da Comissão de Seguridade Social Me. Elisônia Carin Renk, e pelo conselheiro integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização Me. Nizar Amin Shihadeh. Essa mesa teve a coordenação de Flávia de Brito Souza, assessora técnica do CRESS SC.

O “Projeto de Extensão/Curso O Serviço Social no Campo da Educação Básica: ações profissionais da e do Assistente Social na política de Educação” iniciou em agosto de 2024 com o intuito de instrumentalizar e consolidar a atuação das e dos profissionais na política pública de educação. Foram 112 inscrições, destas 92 Assistentes Socais frequentaram o curso de 80 horas, presenciais e por meio de plataforma virtual da UFSC.

Durante o Curso foram realizados encontros presenciais em seis polos regionais: Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Criciúma e Chapecó. Os encontros proporcionaram momentos profícuos de trocas e aprendizados, reafirmando o compromisso profissional ético e político, sem perder de vista a educação como um direito humano fundamental, conforme previsto no Art. 208 da Constituição Federal. Foram observadas as possibilidades de estratégias destinadas à implementação da Lei nº 13.935/2019, diálogos foram realizados sobre a igualdade de condições para o acesso e permanência escolar, e ainda sobre a singularidade e o pluralismo de estudantes que acessam à política pública de educação. Ficou compreendido, ao término dessas trocas, que a presença de Assistentes Sociais na Política Pública de Educação contribui para o alcance dos objetivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O CRESS SC avalia de forma positiva a parceria entre o Conselho e os departamentos da UFSC envolvidos com o projeto. A procura pelo curso e a efetiva participação de Assistentes Sociais no projeto é um avanço na implementação da lei 13.935/2019.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias.