“Racismo não é debate, é combate! Desmontando o Racismo Estrutural em defesas das cotas. Políticas afirmativas através da representatividade no campo de trabalho. A luta de Zumbi dos Palmares não foi em vão: celebramos o primeiro feriado nacional pelo dia da Consciência Negra. Continuamos resilientes e resistentes valorizando e respeitando como profissional, denunciando e combatendo o racismo. A luta Antirracista é diária. #Sonia Livre!”
Maria Aparecida Conceição
Assistente Social, especialista em Organização e Regulamentação do SUS, Liderança Comunitária, ativista popular, diretora de escola de Samba, mulher preta periférica.
A terceira edição da campanha CRESS Debate traz como tema principal à questão Étnico-racial. O principal objetivo desta campanha é dialogar sobre temas que perpassam nosso cotidiano profissional.
Esta edição visa dialogar com a categoria sobre questões estruturais relacionadas ao racismo, as quais possuem relação direta com o trabalho e a formação profissional de Assistentes Sociais.
O combate a eliminação de todas as formas de preconceito é um compromisso estabelecido nos princípios fundamentais do Código de Ética da profissão, por isso ao dar centralidade a este diálogo, queremos incentivar Assistentes Sociais a elaborar reflexões críticas acerca do tema, encaminhando o material para o CRESS para a participação da campanha. Além disso, desejamos incentivar à promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo presentes nesta sociabilidade.
Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região