“Compreensão racializada e crítica dos processos históricos e da realidade social são elementos cruciais para ações de fato estratégicas e multifacetadas na luta antirracista, pois o racismo é um sistema que nega direitos e atravessa as expressões da questão social no Brasil. O enfrentamento ao racismo está profundamente interligado aos princípios de justiça social e direitos humanos, que são concepções fundamentais em nossa profissão.”
Karoline Franciele dos Santos
Assistente Social, Mestra em Serviço Social pela UFSC. Compõe o Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida e a coordenação do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC.
A terceira edição da campanha CRESS Debate traz como tema principal à questão Étnico-racial. O principal objetivo desta campanha é dialogar sobre temas que perpassam nosso cotidiano profissional.
Esta edição visa dialogar com a categoria sobre questões estruturais relacionadas ao racismo, as quais possuem relação direta com o trabalho e a formação profissional de Assistentes Sociais.
O combate a eliminação de todas as formas de preconceito é um compromisso estabelecido nos princípios fundamentais do Código de Ética da profissão, por isso ao dar centralidade a este diálogo, queremos incentivar Assistentes Sociais a elaborar reflexões críticas acerca do tema, encaminhando o material para o CRESS para a participação da campanha. Além disso, desejamos incentivar à promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo presentes nesta sociabilidade.
Participe da campanha enviando uma frase, nome completo, sua área de atuação e uma foto para comunicacao@cress-sc.org.br. Serão escolhidas frases que estejam em consonância com o projeto ético-político defendido pela profissão.
Participe!
Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região