No Dia Mundial do Serviço Social, assistentes sociais se preparam para a Conferência Mundial

Evento ocorrerá no Panamá em abril e terá profissionais do Brasil

Arte: Rafael Werkema/CFESS

A Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits) instituiu a terceira terça-feira de março de todos os anos como o Dia Mundial do Serviço Social. Em 2024, a data é celebrada neste dia 19 de março. A federação, da qual o CFESS é associado, definiu como tema para este ano: “Bem-viver – compartilhar o futuro para uma mudança transformadora”, conforme o cartaz lançado para a data.

A Fits, a Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets) e o Conselho Internacional de Bem-Estar Social (ICSW – sigla em inglês) realizarão, entre 4 e 7 de abril de 2024, a Conferência Mundial de Serviço Social e Desenvolvimento Social, na cidade do Panamá (capital do país). Com o tema “Respeitando a Diversidade através da Ação Social Conjunta”, o evento terá a participação de assistentes sociais do Brasil, que se inscreveram para apresentação de trabalhos também. O CFESS e a Abepss estarão presentes à conferência, para dialogar com profissionais do mundo inteiro e fortalecer a concepção de profissão defendida e construída pela categoria no país.

O Serviço Social brasileiro também possui representação na entidade, por meio da assistente social e professora da Unifesp Tânia Diniz, que é vice-presidenta da Fits – Região América Latina e Caribe. A federação tem sede na Suíça e engloba organizações profissionais de Serviço Social de 128 países de cinco regiões continentais, com mais de 500.000 assistentes sociais em todas as partes do mundo. Atualmente, o presidente da Fits é o assistente social africano Joachim Mumba.

Mais fortemente na América Latina e Caribe, a contribuição do Brasil no debate internacional da profissão vai na direção de criar estratégias em defesa das condições de trabalho de assistentes sociais em todo o mundo, bem como de fortalecer uma direção crítica na atuação profissional na região, tendo em vista as desigualdades sociais e econômicas semelhantes.

Imagem mostra capas dos materiais

Acesse:

CFESS Manifesta Especial Conferência 2024: América Afro-indígena em luta pela democracia

Código de Ética Trilingue

Livro Serviço Social e relações Internacionais

Diretrizes Gerais da Abepss para o Curso de Serviço Social

Clique aqui e baixe o cartaz do Dia Mundial do Serviço Social 2024!

Clique para conhecer o site da Fits.

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS