Encontro Descentralizado da Região Sul é realizado em Florianópolis

Durantes os dias 04, 05 e 06 de agosto (2023) foi realizado o Encontro Descentralizado CFESS/CRESS Região Sul, tendo a participação de representantes dos CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Participaram do encontro Assistentes Sociais delegadas/os das gestões, delegadas de base, representantes do CFESS, ABEPSS e ENESSO, convidadas/os e trabalhadoras/es dos três estados do sul.

A programação do evento contou com a Mesa de Abertura, tendo a participação de Karen Albini (CFESS), Cheyenne Vieira Marques (CRESS SC), Olegna de Souza Guedes (CRESS PR), Cíntia Florence Nunes (CRESS RS), Jannay Roslayne Mendes (ENESSO) e a Profa Dra Monique Bronzoni Damascena (ABEPPS). Como parte do protocolo, foi realizada a leitura do Regimento Interno e, em seguida, foi realizada a Palestra de Abertura, tendo como palestrantes o Professor Dr. Alfredo Aparecido Batista¹ e o Conselheiro do CFESS Agnaldo Engel Knevitz². A mesa foi mediada pela conselheira presidente do CRESS SC, Cheyenne Vieira Marques. O evento teve em sua abertura a apresentação cultural de Dandara Manoela, cantora, compositora e percussionista. Dandara é formada em Serviço Social pela UFSC.

O Encontro Descentralizado é o encontro preparatório para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que será realizado em Brasília/DF entre os dias 07 e 10 de setembro.

Objetivamente se configura como uma instância preparatória para o Encontro Nacional, debatendo, nas 5 regiões do país, as principais temáticas que estão colo­cadas aos regionais, seja na esfera política, conjuntural, ética e técnica do trabalho profissional de Assistentes Sociais.

O Encontro Nacional é responsável por apontar as deliberações que darão a direção ética e política das ações do Conjunto durante todo o triênio de gestão, neste caso no período 2023 a 2026.

Durante os dias 4, 5 e 6, foram realizados debates com base na atual conjuntura, nas particularidades brasileiras em interface com os eixos temáticos: Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização, Administrativo Financeiro, Formação e Trabalho, Relações Internacionais, Comunicação e Seguridade Social.

O resultado dos debates em cada eixo foi compilado em um instrumental que será enviado ao CFESS como resultado do Descentralizado da Região Sul. Durante o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS os instrumentais das cinco regiões do país entram em debate com todas/os as/os delegadas/os representantes dos 26 CRESS e do CFESS.

Cheyenne Vieira Marques, conselheira presidente do CRESS SC, acredita que o Descentralizado da Região Sul é um espaço de debate que oportuniza reunir as delegações dos CRESS SC, RS e PR, junto de representantes do CFESS e entidades como a ENESSO e ABEPSS, para coletivamente se refletir e consultar sobre os principais indicativos para as agendas políticas dos Conselhos para o triênio 2023/2026. “Mais uma vez a região Sul realiza esse trabalho considerando a realidade regional, para juntas/os seguirmos construindo o Serviço Social brasileiro”. Afirma Cheyenne Vieira Marques.

Assista o vídeo gravado com a Vice-presidente do CRESS SC, Simone Dalbello.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Texto, fotos, vídeo e edição: Cassiano Ferraz/CRESS SC

¹ Alfredo Aparecido Batista é Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1986), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011), pós-graduado-graduado em nível de Mestrado em Serviço Social (1994) e doutorado em (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado Nível D no Colegiado de Serviço Social na graduação e da pós-graduação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Marxista GEPEM.

² Agnaldo Engel Knevitz é Assistente Social graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conselheiro Tesoureiro do Conselho Federal de Serviço Social na Gestão 2023-2026 e foi Conselheiro Suplente na Gestão 2020-2023. Conselheiro convidado do Conselho Nacional LGBTQIA+ no biênio 2023-2025, representando o CFESS. Foi Conselheiro Presidente e Conselheiro Vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 10ª Região nas Gestões 2017-2020 e 2014-2017.

Posted in Eventos, Notícias.