NUCRESS Extremo Oeste realiza evento alusivo ao dia da/o Assistente Social

Foi realizado no último dia 16/05/2023, o evento alusivo ao dia da/o Assistente Social na cidade de Sao Miguel do Oeste/SC. O evento contou com a participação das/os profissionais do NUCRESS Extremo Oeste e estudantes de Serviço Social.

A abertura do evento contou com apresentação cultural das/os alunas/os da oficina de violão da Secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste. O instrutor da oficina Pedro Pinheiro que é artista deste estado, criou um poema para o encontro, segue:

Fácil é falar,
Fácil é julgar,
Difícil é solucionar,

Empatia está em desuso,
Afinado é o discurso,
Bom é morto!

Há quem pense diferente,
Há quem pense nas gentes,
Fora do tradicional.

Cuidar dos vulneráveis
Estender-lhes a mão,
Compartilhar do seu pão
São gestos admiráveis,

Não há comodidade,
Há de haver cumplicidade,
Quando se pensa no próximo,

Há de ter consciência,
É saber sobre a carência,
Financeira, afetiva,

É romper com preconceitos,
É estar sempre atento,
De maneira efetiva,

Para falar bem a verdade
Tudo seria mais bonito
Se a prática fosse de toda a humanidade!
(Autoria de Pedro Pinheiro)

Após a apresentação cultural, o encontro seguiu com o enfermeiro Julio Cesar Vian, o qual atua com as Práticas Integrativas Complementares (PICs) e desenvolveu momento de Yoga laboral. Na sequência, fez-se a apresentação da coordenação do NUCRESS Extremo Oeste e apresentou-se os dados colhidos do preenchimento do cadastro on-line criado pelo núcleo.

Em suma, os dados colhidos demonstraram o perfil das/os profissionais que integram o núcleo. Foram respondidos 154 cadastros. 98,7% são pessoas do sexo feminino. Modalidade de graduação: 86% presencial e 14% distância; 93% encontram-se atuando; os principais locais de atuação são relacionados às políticas públicas de Educação, Saúde e Assistência Social; 50% trabalham carga horária de 40 horas, 36,4% trabalham 30 horas; a maioria das/os profissionais são nascidas/os na década de 80. A maioria das/os profissionais formaram-se nos anos de 2005 e 2010.

Um dado importante revelou a qualificação profissional, sendo que 77,9% possuem especialização. Em contraponto, ressalta-se que 50% atuam 40 horas. Fez-se um comparativo da remuneração auferida pelas/os profissionais e verificou-se que dos 154 cadastros respondidos, 95 profissionais auferem renda de até R$ 5.280. Este dado expressa nitidamente que as/os profissionais recebem remuneração inferior ao previsto na Tabela de Honorários expedida pelo CFESS.

Após debate sobre entraves da profissão, em especial a ausência do piso salarial, o encontro seguiu sobre condução da Assistente Social Eliane Piacentini que abordou sobre a temática: “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade.” Após a fala da palestrante, as/os presentes debateram sobre as necessidades que enfrentam e fez-se o levantamento de pauta para abordagem pelo Núcleo. Por fim, as/os presentes construíram pauta para discussão direta com o CRESS, em momento presencial programado para ocorrer no segundo semestre.

Durante o evento, foram distribuídos materiais gráficos recebidos do CRESS SC: folderes, panfletos, marca-página; livros; cartazes, etc.

A coordenação do NUCRESS avaliou o evento presencial alusivo ao dia da/o Assistente Social como bem sucedido e seguirá com suas atividades conforme cronograma do Núcleo.

NUCRESS Extremo Oeste

Posted in Notícias.