CRESS participa do “Minicurso de Formação: Serviço Social no Combate às Opressões” na UFSC

O grupo PET de Serviço Social da UFSC realizou nos dias 17 e 24 de abril o “Minicurso de Formação: Serviço Social no Combate às Opressões”. As atividades ocorreram das 14h às 16h, no CSE UFSC e contaram com a participação de representes do CRESS 12° Região, estudantes e professoras/es, com o intuito de destrinchar os significados e desdobramentos do preconceito no Brasil e de que forma podemos combatê-lo.

17/04/2023

O CRESS esteve representado, no dia 17, pelo conselheiro Eduardo de Oliveira Garcia e no dia 24/04 pela conselheira Maria Aparecida de Souza Reis.

Para Eduardo Garcia “é importante estar construindo junto com as/os discentes e docentes da UFSC esses espaços de Debates sobre o pré-conceito, utilizando por base elementos construtores do nosso projeto político para um processo de reflexão amplo do nosso fazer profissional”.

A atividade teve como objetivo responder questões relacionadas aos preconceitos, tais como: O que é preconceito? De onde ele surge? Qual a utilidade social do preconceito em nossa sociedade? Temos a possibilidade de acabar com ele?

24/04/2023

Maria Aparecida acredita que “a/o Assistente Social depara-se com decisões e escolhas valorativas distintas de suas próprias e, muitas vezes, até antagônicas”.

“Práticas profissionais sem embasamento teórico, orientadas teologicamente pela consciência do senso comum, tendem a reproduzir preconceitos. Esta reprodução, no trabalho profissional, além de limitar e desconsiderar o sujeito tendem a reproduzir preconceitos.” Afirmou a conselheira do CRESS/SC.

Nesses dois encontros do minicurso foi abordado o caderno 01 “O que é preconceito”, da série de cadernos do CFESS: “Assistente Social no combate ao preconceito”. (Acesse o caderno clicando aqui)

No dia 17/04  foram apresentados e debatidos os capítulos “Apresentação” até “Refletindo sobre a vida cotidiana” (página 5 a 13) e no dia 24/04 “O sistema social de preconceitos” até “Enfrentando o preconceito” (página 13 a 22).

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.