Apresentação da Chapa “Coragem na Luta, Ética no Olhar: Esperançar e não Recuar”

Conforme previsto no Código Eleitoral, apresentamos a chapa “Coragem na Luta, Ética no Olhar: Esperançar e não Recuar”, que concorre à gestão do CRESS 12ª Região 2023/2026.

“Nós do coletivo “CORAGEM NA LUTA, ÉTICA NO OLHAR: ESPERANÇAR E NÃO RECUAR” nos apresentamos à categoria de Assistentes Sociais de Santa Catarina como chapa única para a eleição que acontecerá de 14 a 16 de março de 2023 para gestão do CRESS/SC 2023-2026. Nosso grupo é composto por Assistentes Sociais de diversas regiões do estado, com experiência em inúmeros espaços sócio-ocupacionais e com diversidade de gênero/sexo e raça/etnia. Militamos em movimentos sociais, conselhos de direitos e na defesa e fortalecimento da categoria. Assim, entendemos que cada integrante deste coletivo assume o compromisso de representar nossa categoria profissional, compartilhando lutas, desafios e conquistas.

É nesse cenário que a identidade da Chapa caminha: dentre as lutas e os lutos da vida. Afinal, é assim que podemos definir a defluência dos últimos anos. Vidas ceifadas, orçamentos reduzidos, relações de trabalho precarizadas, desmontes nas políticas públicas, crise econômica e sanitária, e vivências de um cenário de retrocessos, derrocada e expropriação das condições concretas de vida e, inclusive, das relações humanas. Esses são desafios a serem manejados e contestados nos tensionamentos imbricados à sociedade na qual estamos inseridas/os. Reconhecemos a conjuntura e seus LIMITES, mas, também, as POSSIBILIDADES.

Nesse momento, a Chapa Única: “Coragem na Luta, Ética no olhar: Esperançar e não Recuar”, coloca-se como uma dessas POSSIBILIDADES, apresentando-se como peça  fundamental de defesa do projeto ético-político e da profissão.

Os Conselhos Profissionais são espaços coletivos que além de defender a profissão, consistem de ambientes de construção, debate e consolidação de direcionamentos políticos que visam garantir uma unidade profissional pautada no projeto ético-político. Nosso horizonte não é a indiferença, é a luta, é a defesa intransigente dos direitos humanos!
Posicionar-se teórica e metodologicamente frente aos inúmeros desafios postos na contemporaneidade e defender o projeto ético-político, é tarefa do Serviço Social para qualificar os debates, as defesas, a participação popular e a própria atuação profissional.

Se há opressão, faremos parte das resistências. Se há preconceitos, seremos parte da luta. Se há retrocessos, perpetraremos à revolução.

Com coragem na Luta, Ética no Olhar, a Chapa Única para a gestão do CRESS/SC 2023-2026, se propõe a esperançar e não recuar.  Que possamos juntas/os ter esperança. Mas “esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo” (Paulo Freire).

Viva a esperança!

E, com coragem, vamos à luta!”

Acesse o material em PDF clicando aqui.

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região