Portaria nº 007/2023 de 24 de Janeiro de 2023 Institui o Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região

#Descrição da Imagem: card quadrado com borda branca e fundo amarelo. No centro, na cor preta, imagem de punho fechado com o mapa da África no centro e desenho de três pessoas negras nas laterais do mapa. No centro o texto: Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo CRESS SC.

A Portaria nº 007/2023, de 24 de janeiro de 2023, instituiu oficialmente o Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região.

O documento assinado pela Presidente Interina, Débora Ruviaro, e publicado no Portal da Transparência do CRESS SC, oficializa a criação do Comitê.

Foi no dia 20 de outubro de 2022, durante o II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos, que o CRESS Santa Catarina criou o Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, motivado pela Campanha da Gestão do triênio 2017-2020 do Conjunto CFESS/CRESS “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. Na ocasião, Assistentes Sociais, estudantes de Serviço Social e representantes de movimentos sociais se colocaram à disposição para participar deste coletivo. Em reunião do Conselho Pleno do CRESS 12ª Região, realizada no dia 21 de outubro de 2022, a gestão do Conselho aprovou a criação do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo no âmbito do Conselho Regional de Serviço Social.

Além de pensar e propor o debate da questão racial no mês da Consciência Negra, o CRESS SC pretende voltar-se para atividades que buscam mobilizar ainda mais Assistentes Sociais em torno do movimento antirracista. O Comitê visa desenvolver iniciativas fundamentais para o debate da pauta no âmbito do Serviço Social, seja na formação, seja na atuação profissional. O grupo pretende participar ativamente na articulação com demais coletivos, seguindo na construção de uma trajetória de lutas e avanços na superação do racismo na nossa sociedade.

Acesse a portaria 007/2023 clicando aqui.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do Conselho Regional de Serviço Social realizou sua primeira reunião de forma presencial na data de 07/12/2022 e teve como pauta a construção da agenda dos encontros, o diálogo a metodologia das reuniões, além de estreitar laços entre as/os participantes do Comitê. (leia a notícia clicando aqui)

A 2ª Reunião do Comitê já tem data marcada e será de forma híbrida (presencial e on-line) no dia 09 de fevereiro de 2023, a partir das 19h30.

A pauta da reunião terá como assuntos a Apresentação do logotipo do Comitê; Planejamento para 2023 e Apresentação do projeto de execução de atividades. A coordenação será realizada por Maria Aparecida de Souza Reis conselheira do CRESS 12ª Região.

O local da reunião será o auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até dia 08/02/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – CRESS 12ª Região

Posted in Destaque, Notícias, Racismo.