II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos

#Descrição da Imagem: Card quadrado com fundo vermelho e marca d'água de imagem de um mulher como se retirasse uma máscara e com sua imagem refletida. Texto: II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos, 19 e 20 de outubro de 2022, 13h às 19h, Tribunal de Contas do Estado, Rua Bulcão Viana, 90 Centro, Florianópolis – SC, Inscrições: www.cress-sc.org.br/2ciclodedebates. Haverá certificado. Logo marca do CRESS/SC no canto inferior direito e símbolo de LIBRAS no canto superior direito.

É com grande satisfação que o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 12ª Região convida a categoria profissional para o II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos.

Os temas abordados nesse II Ciclo serão o Serviço Social e Diversidade Sexual e Serviço Social e a Questão Racial.

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2022, das 13h às 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) situado na rua na Bulcão Viana, 90, Centro, Florianópolis/SC.

PROGRAMAÇÃO

#Descrição da Imagem: Card quadrado com fundo vermelho e marca d'água de imagem de um mulher como se retirasse uma máscara e com sua imagem refletida. Texto: II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos. Programação 19/10/22: 13h - Abertura; 13h15 - 1ª Mesa: Exercício Profissional, Orientação Sexual e Identidade de Gênero em Debate - Palestrantes: 13h15 - Prof. Dr. Guilherme Almeida; 13h55 - Profe. Dre. Alê Mujica Rodriguez; 14h35 - Diálogo com palestrantes. Mediação: Conselheira do CRESS/SC - Simone Cristina Dalbello da Silva; 15h35 - 2ª Mesa: Diversidade Sexual no Âmbito do Exercício Profissional. Palestrantes: 15h35 - Mirê Chagas; 16h05 - Nizar Amin Shihadeh; 16h35 - Rodrigo Faria Pereira; 17h05 - Diálogo com palestrantes. Mediação: Conselheira do CRESS/SC - Cheyenne Vieira Marques. Tribunal de Contas do Estado, Rua Bulcão Viana, 90 Centro, Florianópolis – SC. Logo marca do CRESS/SC no canto inferior direito e símbolo de LIBRAS no canto superior direito.#Descrição da Imagem: Card quadrado com fundo vermelho e marca d'água de imagem de um mulher como se retirasse uma máscara e com sua imagem refletida. Texto: II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos. Programação 20/10/22: - 14h - Abertura; 14h15 – Atividade cultural; 14h30 - 1ª Mesa: “Subsídios Para o Debate Sobre a Questão Racial” - Palestrante: Profa. Dra. Roseli Rocha Diálogo com a palestrante no decorrer da exposição. Mediação: Conselheiro do CRESS/SC - Eduardo de Oliveira Garcia; 16h30 – Atividade cultural; 16h45 – 2ª Mesa: Ações e Formações Antirracistas para o Serviço Social - Palestrantes: 16h45 - Jersey Simon da Silva Ferreira; 17h25 - Patrícia Maria da Silva; 18h05 - Debate; 18h40 - Criação do Comitê de Enfrentamento ao Racismo do CRESS/SC. Mediação: Conselheira do CRESS/SC - Maria Aparecida de Souza Reis . Tribunal de Contas do Estado, Rua Bulcão Viana, 90 Centro, Florianópolis – SC. Logo marca do CRESS/SC no canto inferior direito e símbolo de LIBRAS no canto superior direito.

Data: 19 de outubro de 2022

13h – Abertura
13h15 – 1ª Mesa: Exercício Profissional, Orientação Sexual e Identidade de Gênero em Debate
Palestrantes:
13h15 – Prof. Dr. Guilherme Almeida – Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduou-se em Serviço Social pela UERJ (1996), é Mestre em Ciências pela FIOCRUZ (2000) e Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ (2005). Tem experiência técnico-científica na área da saúde coletiva, assistência social e direitos humanos. Desenvolveu estudos, ações extensionistas e assessorias voltadas especialmente a temas relacionados à diversidade sexual e diversidade de gênero, política de saúde e relações de trabalho. Tem a produção técnico-científica voltada a temas como: relações de gênero, sexualidade, saúde sexual, direitos sexuais, DST/Aids, relações étnico-raciais, população trans, famílias, políticas sociais e Serviço Social. Foi coordenador adjunto do LIDIS/UERJ e vice-diretor da FSS/UERJ. Atualmente é professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFRJ.
13h55 – Profe. Dre. Alê Mujica Rodriguez – Graduação em Medicina, Dre. em Saúde Coletiva. Trans-feminista anticolonial e ativista do movimento trans e do movimento gorde. – Ale Mujica Rodriguez é formade em Medicina – Universidad Autónoma de Bucaramanga, Colômbia (UNAB), com especialização em Docência Universitária – Universidad Industrial de Santander (UIS), Colômbia. Mestre e Doutore em Saúde Coletiva – UFSC. Trans-feminista anticolonial e ativista do movimento trans e do movimento gorde. Luta pelo útero livre e pela descolonização da saúde, corpas e afetos. Integra o Afrodite (Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades); Nusserge (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sexualidades e Relações de Gênero); N’aya: Aquilombamento de Intelectualidades Afrotranscentradas e Nupebisc (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva) – UFSC.
14h35 – Diálogo com palestrantes
Mediação: Conselheira do CRESS/SC – Simone Cristina Dalbello da Silva

15h35 – 2ª Mesa: Diversidade Sexual no Âmbito do Exercício Profissional
15h35 – Mirê Chagas – Mirê Chagas é uma mulher negra em movimento. Estudante da última fase em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, constrói o Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida desde seu nascimento, constrói o Núcleo de intelectualidades afro-transcentradas – N’Aya, desde 2020. Já foi integrante do Programa de educação tutorial do curso de Serviço Social da UFSC, o PET. Representou a universidade na Jornada internacional de políticas públicas que ocorreu na UFMA com a pesquisa Racismo institucional e o estágio supervisionado em Serviço Social. E agora está fazendo um levantamento bibliográfico sobre o que se tem produzido acerca da população Trans e os direitos sociais. Mirê é fomentadora do Transfree em Florianópolis, medida que busca viabilizar acessos a pessoas Transvestigêneres nos eventos culturais e de lazer, de maneira totalmente gratuita na cidade. E é uma das co-organizadoras do Encontrans Floripa, movimento de pessoas trans na cidade. Acredita numa sociedade antirracista e sem transfobia, e luta pra alcançar esse objetivo.
16h05 – Nizar Amin Shihadeh – Assistente Social Graduado pela Universidade Federal do PAMPA e Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal do PAMPA. Especialista em Impactos da Violência na Saúde, pelo Curso de Especialização da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP / FIOCRUZ, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Mestrando em Serviço Social pelo PPGSS da UFSC.
16h35 – Rodrigo Faria Pereira – Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialização em nível de Residência Multiprofissional em Saúde, realizada no Hospital Universitário Professor Polydoro Hernani de São Thiago/UFSC. Assistente Social no Hospital Governador Celso Ramos, onde é coordenador do Serviço de Ouvidoria e membro do Colegiado Estadual do Grupo de Humanização e Educação Permanente.  Tema de estudo: políticas de saúde voltadas a população transexual.
17h05 – Diálogo com palestrantes
Mediação: Conselheira do CRESS/SC – Cheyenne Vieira Marques

Data: 20 de outubro de 2022

14h – Abertura
14h15 – Atividade cultural
14h30 – 1ª Mesa: Subsídios Para o Debate Sobre a Questão Racial
Palestrante:
Profa. Dra. Roseli Rocha – Assistente Social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira / FIOCRUZ. Doutora em Serviço Social – UFRJ. Docente da pós-graduação e do Programa de Residência Multiprofissional do IFF. Pesquisadora na área da saúde e no campo das relações étnico-raciais e de gênero. Militante do movimento negro e do movimento de mulheres Negras no RJ.
Diálogo com a palestrante no decorrer da exposição.
Mediação: Conselheiro do CRESS/SC – Eduardo de Oliveira Garcia
16h30 – Atividade cultural

16h45 – 2ª Mesa: Ações e Formações Antirracistas para o Serviço Social
Palestrantes:
16h45 – Jersey Simon da Silva Ferreira – Jornalista do Notícia Preta – Jersey Simon é mestrando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH – UERJ), especialista em Comunicação estratégica (MBA) pelo Instituto Infnet (2015) e jornalista com 10 anos de carreira. Possui experiência em planejamento, execução e avaliação de projetos em comunicação e marketing; comunicação política e assessoria de imprensa. Implementou políticas públicas de ação afirmativa e educação em direitos humanos. É integrante do jornal Notícia Preta, onde contribui para a comunicação na perspectiva antirracista. Atua na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo políticas públicas.
17h25 – Patrícia Maria da Silva – Assistente Social Conselheira do CRESS São Paulo. Mestranda do curso “Mudança Social e Participação Política” – EACH/USP. Graduada em Serviço Social pela PUC-SP (2008). Trabalhadora da Prefeitura de São Paulo/SP atuando na Secretaria Municipal de Habitação. Experiência na discussão das seguintes pautas: Assistência Social; Feminismo Negro; Gênero, Raça/Etnia; Violência Obstétrica e Maternidades.  Integrante do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS-SP e da gestão 2020/2023 do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SP) – “Em defesa do Serviço Social: nos encontramos na luta”.
18h05 – Debate
18h40 – Criação do Comitê de Enfrentamento ao Racismo do CRESS/SC
Mediação: Conselheira do CRESS/SC – Maria Aparecida de Souza Reis

Este projeto prevê três momentos: o primeiro, realizado em setembro (29/09 clique aqui e saiba mais) com o tema central a População em Situação de Rua; o segundo momento a ser realizado no mês de outubro (19 e 20) com o tema central o Preconceito; e o terceiro momento, que terá como tema central os Subsídios para o Debate Sobre a Questão Étnico-racial na Formação em Serviço Social (a ser realizado dia 04/11 na cidade de Blumenau/SC).

Os Ciclos de Debates envolvem representantes do CRESS/SC, Assistentes Sociais, estudantes de Serviço Social e representantes de Movimentos Sociais. Os Ciclos de Debates visam à ampliação do debate ético, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional, política, social e de defesa dos direitos humanos numa perspectiva crítica. Ultrapassa, portanto, a sua dimensão meramente formal.

Programe-se!

Datas: 19 e 20 de outubro de 2022
Horário: 13h às 19h
Local: Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Rua Bulcão Viana, 90 Centro, Florianópolis – SC.

Haverá certificado.

O evento será filmado e posteriormente disponibilizado com interpretação em LIBRAS no canal do CRESS/SC no YouTube: www.youtube.com/cress12regiao.

Inscrições encerradas.

É possível fazer a inscrição no local do evento.

(Ao fazer a inscrição a/o participantes autoriza o uso de sua imagem em possíveis gravações em vídeo e fotografias feitas durante o evento)

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias.