Ato Solene em comemoração aos 60 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil e 30 anos do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina foi um dos 25 homenageados durante o ato parlamentar solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e aos 30 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia de Santa Cataria (CRP-SC).

O ato, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) na noite de ontem (06/07/2022), contou com a exibição de dois vídeos, o primeiro contando a história da regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil (lei 4119, de 1962) e o segundo apresentando o CRP-SC. Posteriormente formou-se a mesa composta pela presidente da Federação Nacional dos Psicólogos, Vânia Maria Machado, a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, a conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, Sandra Regina da Silva Coimbra, a superintende de planejamento e saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Carmem Regina Delziovo e a deputada Luciane Carminatti.

A presidente da Federação Nacional das/os Psicólogas/os, Vânia Maria Machado, explicou que a regulamentação também implicou na constituição dos conselhos, que têm a função de “orientar e fiscalizar as/os profissionais de Psicologia, cumprindo, dessa forma, o papel de proteger a sociedade do exercício ilegal, irregular, inadequado e antiético”.

Débora Ruviaro e Luciane Carminatti

O CRESS/SC esteve representado pela conselheira Débora Ruviaro. A conselheira acredita que a psicologia tem sido uma profissão parceira do Serviço Social na construção de políticas públicas que atendam as necessidades da população brasileira. “Enquanto CRESS, ficamos honradas em participar deste importante momento que reconhece as contribuições de psicólogas e psicólogos na luta diária em defesa dos direitos humanos.” Ressaltou Débora Ruviaro.

Diogo Fiorello Foppa, psicólogo da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina (SED), recebeu a homenagem em nome das/os psicólogas/os atuantes na SED. Para o psicólogo, a homenagem prestada pela ALESC a todas as psicólogas e psicólogos do estado, e também para instituições catarinenses que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da profissão, “é um merecido reconhecimento sobre o papel que a Psicologia vem desempenhando em nossa sociedade ao longo destes 60 anos da sua regulamentação profissional. Papel este que inclui a participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, caminhando sempre na perspectiva dos Direitos Humanos”.

Homenageadas/os

• CRESS-SC – Conselho Regional de Serviço Social – 12ª Região
  • Conselho Federal de Psicologia (CFP)
  • Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12)