Encontro Presencial NUCRESS Alto Vale do Itajaí – Mulheres: Assistentes Sociais Contra o Trabalho Explorado, Toda Forma de Opressão e em Defesa da Vida

O NUCRESS  Alto Vale do Itajaí, em parceria com o Sindicato das/os Servidoras/es Públicas/os Municipais de Rio do Sul e Região – SINSPURS e com o CRESS 12ª Região, realizou no último dia 31 de maio o Encontro Presencial das/os Assistentes Sociais do Alto Vale do Itajaí – Mulheres: Assistentes Sociais Contra o Trabalho Explorado, Toda Forma de Opressão e em Defesa da Vida.

A programação iniciou às 13h30min e contou com a participação da Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Queli Anschau e com a Assistente Social assessora técnica do CRESS/SC, Flávia de Brito Souza. O encontro foi realizado no Instituto Federal Catarinense – IFC Unidade Urbana de Rio do Sul.

As 55 Assistentes Sociais participantes realizaram inscrição prévia por meio de formulário eletrônico. A Assistente Social Elisabete de Almeida Dias conduziu a programação do evento, sendo que a primeira mesa, de abertura, contou com a participação da Coordenadora do NUCRESS Emiliana Vargas, com a presidente do SINSPURS, Arlete de Souza, com a representante do CRESS/SC, Assistente Social conselheira Claudia Mara Fronza da Silva e com a Assistente Social Paula Eleuterio de Britto, que na ocasião representava o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM de Rio do Sul. A segunda mesa foi composta pela mediadora Assistente Social Jane Lindner, vice-coordenadora do NUCRESS Alto Vale do Itajaí, bem como as convidadas Queli e Flávia, que proferiram palestras referentes a temática do evento.

A coordenação do NUCRESS informou que 35 participantes responderam a ficha de avaliação parabenizando e solicitando mais momentos de formação presencial. Relataram ainda que estes momentos fortalecem a categoria.

Para Claudia Mara Fronza da Silva, conselheira representante do CRESS/SC na região do Alto Vale, “o evento refletiu a força coletiva da categoria através da participação e articulação política na região, demonstrando a importância dos NUCRESS”.

Flávia de Brito Souza afirmou que, após o período de dois anos, estar em um encontro presencial para dialogar sobre o nosso fazer profissional demonstrou o quanto os encontros presenciais nos unem e nos fortalecem.

“Foi um momento para reafirmar nossos compromissos e fortalecer nossos projetos profissionais. Interiorizamos o debate, refletimos, dialogamos, aprofundamos reflexões, ao passo que nos possibilitou trilhar uma construção conjunta frente ao tema proposto, bem como perceber a necessidade de construção de agendas políticas, fluxos de trabalho, para direcionar o nosso cotidiano profissional.” Concluiu Flávia de Brito Souza, assessora técnica do CRESS/SC.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região