Acesso Coletivo ao Ensino Superior: Debate Necessário

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 12ª Região), representado pela Agente Fiscal Assistente Social Maiara Paula de Souza Arten (CRESS nº 4976 12ª Região), participou no último dia 20 de maio, do “Seminário Internacional: Acesso coletivo no Ensino Superior”, ocorrido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A concretização do Seminário é fruto dos esforços empreendidos pelo Núcleo de Estudos da Deficiência (NED) da UFSC, o Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) da UDESC e o Laboratório Pesquisar COM da UFF, em parceria com a WestenUniversity (Canadá).

Tal momento seguramente configurou-se enquanto um importante espaço de diálogo acerca da deficiência e da luta anticapacitista, além de socialização de experiências emancipatórias para pessoas com deficiência no ensino superior.

Neste tocante, para além da apropriação dos debates relacionados à deficiência, foi possível a socialização dos debates que estão sendo travados enquanto Conjunto CFESS/CRESS, no que concerne a essa importante temática.

Com destaque, a campanha de recadastramento, a qual viabiliza a inclusão de dados relacionados ao quesito raça/cor, identidade de gênero, nome social e deficiência (acesse a campanha clicando no link a seguir: http://cress-sc.org.br/cadastro). Socialização de atividades coletivas efetivadas entre CRESS e o Departamento de Pós Graduação em Serviço Social da UFSC – PPGSS, com a mesa virtual: Luta anticapacitista e o modelo de produção capitalista, diversas publicações de textos, artigos sobre a temática e a presença em espaços diversos como forma de existir e resistir.

A temática da acessibilidade diz respeito a toda a sociedade, não apenas às pessoas com deficiência. Nisto, ratifica-se a defesa de espaços coletivos de debates em uma perspectiva progressista e emancipatória, como foi o referido Seminário, aliado as pautas mais amplas da sociedade, sem perder as especificidades. “Nada sobre nós sem nós”, frase marcante do movimento das pessoas com deficiência e que retrata a urgência de diálogo e observância de garantia de acesso coletivo a todas/os.

CRESS 12ª Região