CRESS participa de encontro virtual com estudantes da UFSC

Na última sexta-feira (11/03/22), a conselheira presidente do CRESS/SC, Viviana Wachtel Seleme e o conselheiro Eduardo de Oliveira Garcia participaram de um encontro virtual com a turma da quarta fase do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

O encontro promovido pela disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II também contou com a Coordenadora da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO), Ariane Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso.

A atividade se propôs a discutir a importância de instâncias organizativas e fiscalizatórias da profissão na defesa do Projeto Ético-Político Profissional. A Coordenadora da ENESSO, Ariane Silva, destacou a importância da organização estudantil em diversas pautas, como a permanência na universidade, estágios de qualidade, inserção em diversos espaços de representação estudantil como Centros Acadêmicos, Diretórios Centrais e reuniões com outras entidades.

A estudante apontou que o movimento estudantil em Serviço Social faz a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e popular, alinhando-se à luta da classe trabalhadora pelo direito à educação superior.

A presidente e o conselheiro do CRESS/SC explicaram aos estudantes como funciona o Conselho, as áreas de atuação, os limites institucionais, as lutas defendidas pela categoria profissional que estão em sintonia com o Código de Ética.

Eduardo Garcia acredita que “espaços como esse fazem com que as/os estudantes tenham a oportunidade de adquirir conhecimento sobre o CRESS e sobre a ENESSO, além de proporcionar o fortalecimento das organizações para a defesa do Projeto Ético-Político profissional e formação acadêmica”.

Viviana Wachtel Seleme pontuou que o Serviço Social é uma das únicas profissões que discute com a categoria suas pautas e quais os rumos que a profissão vai tomar. As discussões são realizadas nos Encontros Descentralizados e no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Por fim, destacou-se a importância de encontros como este para o fortalecimento das organizações, para a defesa do Projeto Ético-Político profissional e formação acadêmica.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região