Luta Anticapacitista e Modo de Produção Capitalista

Na tarde de ontem (22/11/21), o PPGSS/UFSC e o CRESS/SC realizaram conjuntamente a mesa “Luta Anticapacitista e Modo de Produção Capitalista”.
O encontro contou com as convidadas Dra. Anahi Guedes de Mello e Assistente Social Daiane Mantoanelli, com mediação da Assistente Social agente fiscal do CRESS/SC Maiara Arten, contemplando a representatividade de três mulheres com deficiência, em consonância com o lema da ONU que diz “nada sobre nós, sem nós”.

Ao longo do debate pontuou-se acerca do conceito do capacitismo, o qual denomina o preconceito, a discriminação contra as pessoas com deficiência, tendo como desafio a atuação coletiva na perspectiva do combate a todas as formas de opressão vivenciadas pelo supracitado segmento.

Daiane Mantoanelli ressaltou que “o encontro oportunizou riquíssimas discussões acerca das concepções históricas de compreensão do conceito de deficiência, trazendo como elemento fundamental a defesa do modelo biopsicosocial, o qual denuncia a estrutura opressora de uma sociedade, a qual impõe diversas barreiras que impedem a participação plena das pessoas com deficiência em igualdade de condições com as demais”.

É oportuno sinalizar ainda, que o encontro contemplou os diversos recursos de acessibilidade, dentre eles, interpretação em libras, legenda ao vivo (estenotipia) e audiodescrição, a fim de assegurar as condições diversas das/os participantes.

Jaime Hillesheim, professor da UFSC e integrante da organização do evento, afirmou que: “A atividade realizada numa parceria entre o PPGSS-UFSC/CRESS-SC, além de reafirmar que a luta anticapacitista precisa estar articulada com a luta anticapitalista, indicou a necessidade de entendermos e combatermos o capacitismo presente também no interior da profissão”.

As/os participantes destacaram a necessidade de seguir com o debate, atrelando nas discussões da luta anticapitalista, anticapacitista, antirracista e antissexista, no intuito de fazer a interseção com os diversos marcadores sociais que as atravessam enquanto pessoas e trabalhadoras com deficiência!

O evento está disponível no canal do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | UFSC no YouTube e pode ser acessado abaixo:

Acesse o documento Diretrizes Para Normativa Sobre Acessibilidade no Conjunto CFESS-CRESS clicando aqui.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias, Vídeos.