#Descrição da Imagem: Card quadrado em dois tons de verde com o texto: Assistente Social, vêm aí as eleições dos NUCRESS! Participe, mobilize e articule junto ao NUCRESS de sua Região. No centro as logomarcas do CRESS/SC e dos NUCRESS/SC. Na parte inferior desenho de duas mulheres com seus notebooks, uma em cada canto da imagem.

Quando serão as eleições?
O processo de Escolha do Colegiado do NUCRESS inicia no dia 01 de maio e finaliza em 31 de maio. Cada núcleo agendará sua reunião coletiva divulgando para os profissionais da sua região participarem do processo de debate e escolha do colegiado.

Quem pode participar?
Todas/os profissionais inscritas/os no CRESS 12ª região podem participar do processo eleitoral, eleger e ser eleita/o. Acesse o endereço eletrônico a seguir e identifique o NUCRESS da sua região: www.cress-sc.org.br/nucress.

Onde estão previstas as eleições dos Núcleos?
O processo eleitoral do NUCRESS está previsto na Resolução 007/2018¹. Essa resolução aliada ao documento Diretrizes Nacionais acerca da interiorização das ações políticas dos CRESS² expressa formas de fortalecer e assegurar a unidade das ações políticas de nucleação/interiorização do CRESS.

Por que é importante participar?
Sabemos que a defesa da profissão acontece não só nos espaços profissionais e no exercício profissional cotidiano, mas também na organização política da categoria e na participação de Assistentes Sociais em suas entidades representativas.
Nesta direção, a participação das/os Assistentes Sociais nas eleições do NUCRESS fortalece a construção do movimento democrático, seja compondo o colegiado do Núcleo, seja participando dos Grupos de Trabalho e reuniões, materializando o que está inserido no nosso Código de Ética, quando se defende o aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política.
Dessa forma, as eleições têm por objetivo garantir a democracia, a transparência e a participação de forma compromissada com o Projeto Ético-Político da Profissão.

Mas afinal, o que são os Núcleos de base?
Os Núcleos de Base do CRESS (NUCRESS) são coletivos criados em regiões afastadas das sedes do Conselho, cujo objetivo é discutir os desafios do exercício profissional de Assistentes Sociais em determinada região do estado. Cada núcleo possui um grupo de referência formado por Assistentes Sociais de forma colegiada, que fazem a ponte entre o núcleo e a diretoria do Conselho, constituindo um espaço importante de militância e tendo como referência o plano de lutas e as deliberações do Conjunto CFESS/CRESS.

Qual a importância dos NUCRESS?
Os Núcleos possuem uma natureza de interiorização das ações do CRESS, correspondendo a uma das estratégias do Conselho de se aproximar do cotidiano das/os Assistentes Sociais mediante ações político-pedagógicas.
Sua importância está na articulação de ações coletivas de incidência política junto aos espaços de controle social e de defesa de direitos, bem como, fóruns e frentes de luta, dentre outras formas de organização da classe trabalhadora pautados valores e princípios que se orientam pela defesa da liberdade, da democracia e do combate a todas as formas de preconceito, barbárie e violência, expressos no código de ética da/o Assistente Social, nesta direção:
• Possibilita um espaço reflexivo-propositivo e de troca de experiências sobre os processos de trabalhos em que participam Assistentes Sociais;
• Fomenta a capacitação continuada na região;
• Contribui, por meio das bandeiras de lutas da categoria, com a pauta política das/os Assistentes Sociais na dimensão político pedagógica;
• Contribuir no fortalecimento e mobilização das/os profissionais, necessária à defesa da profissão e da qualidade dos serviços prestados às/aos usuárias/os.

Como são formados os NUCRESS?
A estrutura representativa dos núcleos é formada de maneira colegiada por Coordenador/a Titular e Suplente e Secretária/o Titular e Suplente, com mandatos de três anos, mediante escolha dos membros participantes, processo previsto na Resolução 007/2018 e nas Diretrizes Nacionais para Interiorização das Ações Políticas dos CRESS. Devem ter uma estrutura mínima de funcionamento com reuniões mensais, registro de atas das reuniões, listas de presenças e outros documentos que as/os profissionais definirem como necessários.

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

¹ Resolução 007/2018: https://bit.ly/32g121x
² Diretrizes Nacionais Acerca da Interiorização das Ações Políticas dos CRESS: https://bit.ly/3acbSdh

Posted in Destaque, Notícias.