ABEPSS lança Nota Técnica sobre Família e Políticas Públicas em contraponto ao Edital 02-2021 CAPES

Objetivo é dar visibilidade a avanços que são resultado de um trabalho coletivo que envolve pesquisadoras/es, entidades acadêmico-políticas e movimentos sociais para o enfrentamento às concepções anacrônicas e regressivas do Edital 02-2021 da CAPES

A ABEPSS lançou a nota técnica “Família e Políticas Públicas: o acúmulo da pesquisa no Serviço Social”. O documento se contrapõe ao edital 02-2021 da CAPES intitulado “Família e Políticas Públicas no Brasil” produzido através de um Termo de Cooperação entre a CAPES e a Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH). Desde que tomou conhecimento do conteúdo nocivo do edital, a ABEPSS promoveu ações político-acadêmicas que resultaram nessa Nota Técnica.

Clique aqui e confira a NOTA TÉCNICA na íntegra.

O posicionamento da ABEPSS acerca do edital da CAPES já foi divulgado em matéria no site da Associação (clique aqui e confira). A Nota Técnica que está sendo lançada soma-se aos conteúdos já publicizados pela Entidade, contribuindo com o debate sobre a temática Família e Políticas Públicas.

De acordo com Gustavo Repetti, tesoureiro da ABEPSS, a Nota Técnica cumpre uma das funções primordiais da Associação, articulando e orientando a política de formação profissional e pesquisa no Serviço Social no nível nacional. “Pretendemos oferecer alguns caminhos críticos para a pesquisa sobre Família e Políticas Públicas a partir do acúmulo construído pelo Serviço Social nas últimas décadas, ancorado numa perspectiva radicalmente democrática, abordando a temática da família na sua diversidade de composição, na indissociabilidade das determinações de classe social, raça/etnia, gênero e diversidade sexual, fortalecendo as conquistas democráticas alcançadas e reforçando a concepção de pesquisa e de profissão a serviço dos interesses sociais visando uma sociedade emancipada”, disse.

A ABEPSS considera o edital 02-2021 da CAPES como mais uma peça conservadora e ultraneoliberal do Governo Federal com o objetivo de patrulhar, coagir e censurar as/os pesquisadoras/es, inviabilizando o plurarismo indispensável à produção de conhecimento. A Associação defende que a produção do conhecimento deve ser orientada pelo interesse social, e precisa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para a emancipação humana. O Edital prevê exatamente o contrário, submetendo a produção de conhecimento a um Governo reacionário e às suas ações de retrocesso civilizatório, reduzindo a família a modelos conservadores.

Fonte: http://www.abepss.org.br/noticias/wwwabepssorgbrnotatecnicafamiliaepoliticaspublicas-438

Posted in Notícias.