19º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização da Região Sul

Durantes os dias 31/08 e 01/09 o CRESS 12ª Região sediou, de forma on-line, o 19º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização da Região Sul.

Agentes Fiscais e Conselheiros/as integrantes das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul participaram do encontro que contou com a seguinte programação:

31/08/2020
15h – Abertura do Encontro;
15h45 – Mesa temática: “O processo de trabalho da orientação e da fiscalização no contexto de pandemia e pós-pandemia” – Palestrantes: Josiane Soares Santos (Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (ex-presidente do CFESS Gestão 2017/2020) e Maria do Socorro Rocha, Conselheira e Coordenadora da COFI/CFESS.
16h45 – Debate
17h30 – Finalização do trabalho
01/09/2020
14h – Avaliação acerca das demandas debatidas em Encontros da COFI’S anteriores. Debate de limites e possibilidades.
16h – Debate
17h – Avaliação e encerramento

O CRESS 12ª Região esteve representado por Cleverton Cidiclei Maciel e Maiara P. de Souza Arten, agentes fiscais, pelas conselheiras Débora Ruviaro e Cheyenne Vieira Marques, por Flavia de Brito Souza Garcia, Magali Régis Franz e Carmem Lúcia da Silva, Assistentes Sociais de base integrantes da COFI, e por Kátia Regina Madeira, assessora técnica do CRESS/SC.

Débora Ruviaro avalia que devido à crise sanitária que acomete não só o Brasil, mas o mundo todo, tem sido um desafio exercer as funções de orientação e fiscalização, tanto com relação ao processo de trabalho dos/as Agentes Fiscais, como às próprias Reuniões da COFI, a partir de metodologias não presenciais. “O espaço de diálogo e trocas proporcionado pelo Fórum das COFI’s é essencial para continuarmos ofertando um trabalho de qualidade, que responda às demandas apresentadas pela categoria profissional.” Afirma Débora. A conselheira, coordenadora da COFI de Santa Catarina, destaca que “o Fórum da Região Sul é referência no Brasil, estando já em sua 19ª edição, e que neste ano reinventou-se ao construir um evento na modalidade virtual.”

“As palestrantes trouxeram um debate importante, rememorando documentos basilares para a instrumentalização da orientação e fiscalização dos conselhos, bem como fazendo considerações importantes a respeito das condições de trabalho dos/as agentes fiscais.” Afirma Débora Ruviaro.

Para Fabíola Fischer, agente fiscal do CRESS/RS: “O Fórum das COFIs tem papel essencial para o fortalecimento da função precípua do CRESS. A partir desse espaço, historicamente conquistado e consolidado, as comissões de orientação e fiscalização profissional socializam suas experiências, dificuldades, pensando conjuntamente, através de debates sempre muito bem fundamentados, respostas às diversas demandas da categoria. Assim, e levando em consideração o atual cenário de excepcionalidade que estamos vivenciando, o CRESS é chamado através da COFI, a dar respostas imediatas aos profissionais, tornando esse espaço primordial como forma de capacitação e articulação.”

“O Fórum vem reafirmar a importância da articulação conjunta para que possamos refletir sobre a atuação das COFIs. O encontro foi fundamental para pensar em alternativas comuns de enfrentamento dos desafios das demandas voltadas a orientação e fiscalização, na garantia de melhores condições éticas e técnicas de atuação de Assistentes Sociais. Este momento de interlocução é privilegiado para trocas e fortalecimento das nossas demandas.” Avalia Andrea Braga, coordenadora da COFI do Paraná.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região