NUCRESS Sul realiza sua reunião mensal

Ocorreu na noite do dia 13 de setembro, na SubSede do Conselho Regional de Psicologia – CRP em Criciúma, o encontro mensal do NUCRESS SUL. O espaço reuniu Assistentes Sociais para discutir em torno de pautas como: representações das/dos Assistentes Sociais nos Conselhos de Direitos, I Encontro das/dos Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina e planejamento das ações a serem realizadas no ano de 2019 pelo Núcleo.

O “I encontro das/dos Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina”, que está sendo previsto para mês de novembro, terá como tema “O Serviço Social no Contexto das Políticas Públicas”, e terá como objetivo ampliar o debate em relação a inserção da profissão nas mais varias politicas públicas, em um contexto de retrocessos de direitos, que exigem respostas imediatas da categoria profissional.

O evento contará com uma reunião ampliada do NUCRESS SUL, com duas oficinas, com temáticas da ética e direitos humanos e da seguridade social, além de uma mesa central que abordará o cotidiano da atuação profissional da/do Assistente Social nas políticas públicas. Os espaços também buscarão problematizar o debate das bandeiras de lutas do Serviço Social brasileiro, como forma de resistências aos desmontes que os direitos sociais e as politicas públicas vêm sofrendo, afetando diretamente os usuários e aos Assistentes Sociais.

A reunião ainda possibilitou a socialização dos debates ocorridos no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/ CRESS, realizado entre os dias 06 a 09 em Porto Alegre, com a participação de um dos atuais coordenadores do NUCRESS SUL, enquanto delegado de base. Dialogou-se sobre a decisão da mudança do voto por correspondência e presencial para a modalidade do voto online nas escolhas das direções dos CRESS e do CFESS, a atualização das bandeiras de lutas do Conjunto e a reafirmação através da Carta de Porto Alegre do compromisso das/dos Assistentes Sociais no combate ao Racismo.

A próxima reunião está prevista para o dia 18 de outubro, novamente na SubSede do Conselho Regional de Psicologia – CRP em Criciúma, onde estão convidadas/os profissionais do Serviço Social que compõe o NUCRESS SUL, além de acadêmicos em formação que desejam estarem vivenciando este espaço de organização da categoria.

Coordenação NUCRESS Sul