Roda de Conversas: Serviço Social e Diversidade Sexual

Serviço Social e Diversidade Sexual
Promovido pela Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos do CRESS 12ª Região, foi realizada a Roda de Conversa sobre a temática da Diversidade Sexual e o papel do Serviço Social neste contexto, frente às políticas públicas e às questões de gênero e opressões.
A Roda de Conversa contou como facilitadora e ministrante a Profa Dra. Teresa Kleba, do Curso de graduação e pós-graduação de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Contamos, também, com a presença da Profª Luciana Zucco do Curso de Serviço Social da UFSC que estuda a temática e contribuiu com os debates.
Entre os temas apresentados destaca-se o conceito de Gênero, a questão da Alteridade, a diferença entre as variações categoriais que compõem a população LGBTT e o Serviço Social frente ao atendimento à essa população.
roda diversidade
A Roda foi composta por alguns militantes da população LGBTT, com importante participação de uma estudante de Serviço Social, transexual, convidada, que trouxe elementos do cotidiano de vida para o debate, qualificando ainda mais as reflexões. Dentre os assuntos mais debatidos registramos: o preconceito, a marginalização, o assédio moral e sexual, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a militância pela causa LGBTT e a luta cotidiana junto à sociedade na garantia dos direitos sociais e respeito ético e a entrada na Universidade e a luta pela permanência sem discriminação.
Tivemos cerca de 30 participantes, dentre estes profissionais de Blumenau (FURB), além de estudantes de Serviço Social em nível de graduação e pós-graduação, funcionários/as do CRESS e Conselheiro/as.
Encaminhou-se ao final da Roda de conversa por organizarmos para 2015 um debate ampliado  convidando demais categorias e entidades/ movimentos, para contribuírem nos debates.
 
Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias and tagged .