Solicitação de Reinscrição

Nesta página você irá encontrar as orientações necessárias para solicitar a reinscrição do registro profissional.

Para dar início ao seu processo de reinscrição junto ao CRESS 12ª Região você deverá baixar, preencher, assinar e encaminhar os seguintes documentos:

Requerimento de Reinscrição
Requerimento de emissão do Documento de Identidade Profissional – DIP

As orientações contidas no requerimento de emissão do DIP devem ser rigorosamente observados, sob pena de recusa. O requerimento deve ser impresso em papel branco tamanho A4, formato retrato. Não se deve utilizar papel reciclado, colorido ou qualquer outro tipo de papel diferente do especificado.

Os documentos devem ser assinados  e entregues com os demais documentos necessários (elencados mais abaixo) na sede do CRESS ou encaminhados via Correio (Carta Registrada ou Sedex).

Somente após o recebimento e análise da documentação recebida, o Setor de Inscrição encaminhará por e-mail ou entregará no atendimento presencial, os seguintes boletos para quitação: taxa de inscrição, taxa de emissão do DIP e anuidade proporcional (valor calculado com base na data do requerimento), conforme tabela de valores abaixo:

Mês de InscriçãoAnuidade proporcionalTaxa de InscriçãoTaxa Emissão do DIPTotal
OutubroR$ 137,52R$ 11,00R$ 55,00R$ 203,52
NovembroR$ 91,68R$ 11,00R$ 55,00R$ 157,68
DezembroR$ 45,84R$ 11,00R$ 55,00R$ 111,84

Após os encaminhamentos administrativos acima referidos, a Comissão de Inscrição avalia os processos de registro profissional e, constatada a regularidade dos documentos, encaminha através de Resolução para a Reunião de Diretoria ou ao Conselho Pleno para deferimento.

O Resultado será divulgado via correspondência (Carta Registrada) e no nosso site , através deste link.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Requerimento de Reinscrição;
  • 02 (duas) fotografias 3×4 coloridas, recentes, de frente, com fundo branco, papel sem brilho, sem data, sem moldura, sem marcas, não podendo ser escaneada ou digitalizada. Não é permitida a utilização de grampeador ou clips. A fotografia que não atender a tais características será recusada e devolvida;
  • Carteira de Identidade Profissional;
  • Documentos civis ou acadêmicos que tenham sofrido alteração, verificar com o CRESS quais os documentos faltantes.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Anexar qualquer alteração ocorrida em seus documentos civis ou acadêmicos;

Só serão efetivadas as reinscrições dos profissionais que apresentarem toda a documentação solicitada e que tenham efetuado o pagamento das taxas correspondentes.
A retirada do Documento de Identidade Profissional – DIP, poderá ser feita presencialmente na sede do Conselho, devendo o requerente conferir os dados do documento e assinar o ofício de emissão do DIP. O DIP poderá ser encaminhado pelos Correios, via AR.
Será atribuído o mesmo número da Inscrição anterior.