Solicitação de Inscrição

Orientações para Inscrições de Pessoa Física

A inscrição no CRESS 12ª Região, possui três etapas:

  • 1ª Etapa: Preenchimento do Requerimento de Inscrição e Requerimento da nova DIP (somente para novas inscrições)

O(A) interessado(a) poderá obter o requerimento na sede do CRESS ou no site ( www.cress-sc.org.br -> Registro – necessário assinar a última página).

Clique aqui para baixar o Requerimento de Inscrição
Clique aqui para baixar o Requerimento da nova DIP
Clique aqui para baixar Declaração de que não possui Inscrição em outro CRESS
Clique aqui para baixar o Modelo de Declaração de Estágio
Cfme Artigo 28, inciso III da resolução CFESS nº 588/2010: Comprovação de cumprimento de estágio curricular, mediante apresentação de declaração firmada em papel timbrado da Unidade de Ensino assinada pelo supervisor de campo conjuntamente com o coordenador do curso e/ou coordenador de estágio e/ou supervisor acadêmico, constando a instituição onde foi realizado o estágio e a carga horária total do estágio.

  • 2ª Etapa: Entregar o Requerimento de Inscrição e o Requerimento da Nova DIP assinados com os documentos necessários na sede do CRESS ou via Correio (Carta Registrada ou Sedex).

Obs: necessário assinar o diploma;

  • 3ª Etapa: O Setor de Inscrição entregará no atendimento individual, por e-mail ou via correspondência, os seguintes boletos para quitação:

Taxa de Inscrição: R$ 88,03

Anuidade exercício 2017: Valor 550,08 ou anuidade Proporcional (Valor calculado com base na data do requerimento).

Após os encaminhamentos administrativos acima referidos, a Comissão de Inscrição avalia os processos de registro profissional e, constatada a regularidade dos documentos, encaminha através de Resolução para a Reunião de Diretoria ou ao Conselho Pleno para deferimento.

O Resultado será divulgado via correspondência (Carta Registrada) e no nosso site (www.cress-sc.org.br), no link Registro Profissional/Resoluções.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Diploma de Bacharel em Serviço Social expedido por estabelecimento de ensino superior do País, devidamente registrado nos órgãos oficiais competentes. No caso de Assistente Social diplomado em País estrangeiro, o diploma deverá estar revalidado e registrado em órgão competente no Brasil; (Poderá ser apresentado cópia autenticada, ou original que será conferido e autenticado no CRESS, conforme Resolução CFESS nº 772 de 30/08/2016)
  • Declaração de que não possui inscrição principal em outro CRESS;
  • Declaração de exercício de Estágio, assinada pelos supervisores de campo e acadêmico (Resolução 588 de 16/09/2010 – inciso III);
  • Fotocópia da Cédula de Identidade;
  • Fotocópia do Título de Eleitor;
  • Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.;
  • Três fotografias 3×4 recentes, de frente, revelação não instantânea ;
  • Fotocópia da Certidão de casamento;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, (para requerente brasileiro do sexo masculino);
  • Fotocópia do Comprovante do tipo sanguíneo (opcional).

OBSERVAÇÕES:

Em substituição ao Diploma, será admitida Certidão de Colação que atenda aos seguintes requisitos: documento original, devidamente assinado pelo Reitor/Diretor ou seu responsável legal e emitida por Unidade de Ensino com o curso de Serviço Social oficialmente reconhecido, no qual conste obrigatoriamente: timbre da unidade de ensino; data de reconhecimento do curso de Serviço Social; data de colação de grau e nome do Bacharel em Serviço Social (Resolução 764 de 22/06/2016)

A certidão de colação de grau deverá ser substituída pelo diploma no prazo de um (1) ano, prorrogado por mais um (1) ano. (Resolução 588 de 16/09/2010).

“Para os Assistentes Sociais habilitados, de acordo com o Artigo 2° da Lei 8.662 de 07/06/1993, exercerem a profissão é obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS de sua área de ação, independentemente do seu enquadramento funcional na instituição ( Resolução CFESS 764 de 22/06/2016 e 572 de 25/05/2010.

“A não substituição da certidão de colação de grau pelo diploma, no prazo de um (1) ano caberá notificação do interessado para cumprir em 30 dias, o estabelecido, sob pena de cancelamento “ex-officio” da inscrição”. ( Resolução CFESS 764 de 22/06/2016).