Reinscrição

A reinscrição pode ser solicitada, a qualquer tempo, por qualquer interessado que possua sua inscrição principal cancelada no CRESS Santa Catarina , sujeitando-se às disposições legais e normativas em vigor, sendo atribuído, neste caso, o mesmo número do registro anterior.

No ato do pedido de reinscrição deverá ser preenchida pelo interessado declaração, onde conste a inexistência do exercício profissional no período em que esteve impedido, em virtude do cancelamento de sua inscrição.

Como requerer

Presencialmente, dirigindo-se a sede do CRESS, ou encaminhando a documentação por Correios (carta AR ou Sedex).

Para requer a sua inscrição principal, você deverá baixar, preencher, assinar e encaminhar os seguintes documentos:

- Requerimento de reinscrição - clique aqui para baixar
- Requerimento de emissão do Documento de Identidade Profissional - DIP - clique aqui para baixar
- Declaração para reinscrição - clique aqui para baixar
- 02 (duas) fotografias 3×4 coloridas, recentes, de frente, com fundo branco, papel sem brilho, sem data, sem moldura, sem marcas, não podendo ser escaneada ou digitalizada. Não é permitida a utilização de grampeador ou clips. A fotografia que não atender a tais características será recusada e devolvida
- Carteira de Identidade Profissional
- Documentos civis ou acadêmicos que tenham sofrido alteração
- Fotocópia do RG
- Fotocópia do título de eleitor
- Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF

IMPORTANTE: As orientações contidas no requerimento de emissão do DIP devem ser rigorosamente observados, sob pena de recusa. O requerimento deve ser impresso em papel branco tamanho A4, formato retrato. Não se deve utilizar papel reciclado, colorido ou qualquer outro tipo de papel diferente do especificado. Clique aqui para obter orientações para o preenchimento adequando do requerimento de emissão do DIP.

 

Envio e pagamento das taxas

Somente após o recebimento e análise da documentação recebida, o Setor de Inscrição emitirá os seguintes boletos para quitação:  taxa de emissão do DIP e anuidade proporcional (valor calculado com base na data do requerimento), conforme tabela de valores.

No atendimento presencial na sede do CRESS, o Setor de Registro emite e entrega na hora os boletos.

Se a documentação for encaminhada por Correios, as taxas serão emitidas e encaminhados para o e-mail cadastrado no requerimento. Após você encaminhar a documentação por Correios, fique atento/a ao seu e-mail, inclusive na pasta Spam/lixo eletrônico. O não pagamento das taxas será motivo de devolução de toda a documentação recebida.

Só serão efetivados o registro dos profissionais que apresentarem toda a documentação solicitada e que tenham efetuado o pagamento das taxas correspondentes

Como acompanhar o processo de reinscrição

Você pode consultar a agenda de eventos do CRESS, disponível na página inicial, para saber os dias em que estão agendadas as reuniões da Comissão de Inscrição. Você deve ser programar para entregar a documentação e quitar as taxas com 48h de antecedência à data desta reunião.

Após o pagamento das taxas, o processo de reinscrição é encaminhado para a Comissão de Inscrição, que avalia os processos de registro profissional, e constatada a regularidade da documentação, emite parecer e encaminha através de Resolução para reunião de Diretoria ou Conselho Pleno para deferimento.

Após a reunião de Diretoria, é publicada resolução com deferimento/indeferimento dos pedidos. Acompanhe a publicação das resoluções aqui.