Nota de Repúdio

NÚCLEO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL (NUCRESS)

MÉDIO VALE DO ITAJAÍ

NOTA DE REPÚDIO

O Núcleo Regional de Serviço Social (NUCRESS) do Médio Vale do Itajaí vem por meio deste manifestar repúdio a imagem dos formandos do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau, (FURB), fazendo gestos que simulam a genitália feminina, imagem esta tirada no espaço público nacionalmente conhecido – Teatro Carlos Gomes de Blumenau.

Entendemos que a imagem ora questionada fortalece a cultura do estupro e promove mensagem subliminar de promoção do machismo e da misoginia contribuindo para a cultura da violência, sobretudo da violência simbólica e sexual perpetrada contra as mulheres.

Atitudes assim, principalmente, quando expressas em manifestações ou espaços públicos, são instrumentos perigosos na proliferação do sentimento de autorização para continuar as práticas abusivas e violentas contra as mulheres e meninas, bem como protagonizam violação dos direitos humanos e ferem a dignidade física, psicológica e simbólica das mulheres.

É de conhecimento de todos e todas que a origem desse tipo de comportamento tem acolhimento na estrutura patriarcal, estrutura esta que tem negado à mulher o seu desenvolvimento pleno, tornando-as maioria das vezes, mais submissas.

Atos como estes infamam e ferem os direitos fundamentais da pessoa humana, bem como toda a legislação existente contra qualquer tipo de violência. Entendemos, ainda que tal ato desrespeita os princípios éticos da profissão e fere o princípio do zelo pela integridade dos usuários e usuárias e o atendimento humanizado, bem como expõe a fragilidade e deficiência da formação dos futuros profissionais.

Lamentamos que os protagonistas de tal atitude não tiveram, até o momento, a sensibilidade de se manifestarem e se retratarem frente a sociedade e em especial as mulheres e, neste sentido reivindicamos que, o Departamento de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde e a instituição universitária tomem as medidas cabíveis em relação aos estudantes, e providências para coibir outros episódios de estímulo a qualquer tipo e formas de violência.

Blumenau, 27 de abril de 2017.

NÚCLEO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL MÉDIO VALE DO ITAJAÍ

Posted in Notícias.