Encontro Descentralizado 2018 é realizado em Curitiba/PR

Foi realizado, entre os dias 26 e 28 de julho, o Encontro Descentralizado da Região Sul na cidade de Curitiba/PR.

O CRESS 12ª Região esteve representado por delegados/as de base e da diretoria, além de observadores/as e convidados/as. O Encontro Descentralizado da Região Sul reuniu representantes de SC, PR e RS com o objetivo de monitorar as ações deliberadas no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS (Brasília, 2017) e subsidiar, desta forma, o debate a ser realizado no 47º Encontro Nacional, que irá ocorrer em Porto Alegre/RS no mês de setembro deste ano.

A abertura do Encontro ocorreu na noite do dia 26, tendo como integrantes da Mesa representantes do CFESS, CRESS/PR, CRESS/RS, ENESSO, ABEPSS e SINDASP, além do CRESS/SC representado pela conselheira presidente, Miriam Martins Vieira da Rosa.

 Foto: Téo Travagin

A Palestra Magma teve como tema “Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas: Conjuntura e Desafios para as/os Assistentes Sociais”, ministrada por André Langer (CEPAT) e Lucia Cortes (UEPG).

Foto: Téo Travagin

André Langer apresentou um panorama sobre os caminhos que a sociedade tem seguido, em direção a um cenário de agravamento de diversas crises. A professora Lucia Cortes, ao comentar o tema “Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas”, fez um resgate histórico de como estes conceitos foram construídos no Brasil. “Quando nasce a República, não nasce de forma democrática”, afirmou Lucia Cortes.

Os dias 27 e 28 foram divididos em Eixos Temáticos simultâneos, contemplando os seguintes aspectos:
1 – Aspectos relevantes da execução das deliberações naquele eixo;
2 – Quais as deliberações prioritárias até aquele momento na realizada de cada estado;
3 – Quais as dificuldades encontradas na execução do conjunto das deliberações do eixo.

Os eixos temáticos abordados foram: Formação Profissional; Relações Internacionais; Comunicação; Seguridade Social; Orientação e Fiscalização; Ética e Direitos Humanos e ADM/FIN.

Para Cória Helena Vieira, Assistente Social representante do CRESS/SC como delegada de base, estar no Encontro Descentralizado representa uma aproximação às discussões do Conjunto CFESS/CRESS e à articulação aos estados da região sul. Na sua opinião, todo/a Assistente Social de base deveria passar por essa experiência para se aproximar do conjunto CFESS/CRESS. Sua expectativa para o Encontro Nacional é que a categoria possa estar em uma unicidade, indo em uma linha de resistência ao processo de sucateamento e a criminalização das pessoas em situação de vulnerabilidade. Cória Helena Vieira faz parte da coordenação do NUCRESS Grande Florianópolis.

Magali Régis Franz, Conselheira do CFESS, considera que o encontro Descentralizado da Região Sul foi muito produtivo no sentido de que todas delegações (PR, SC e RS) puderam refletir acerca das ações que estão sendo implementadas ao longo desta gestão (2017-2020). Essa etapa do monitoramento é fundamental para definir as prioridades e qual a capacidade financeira, técnica e política para implementação das ações deliberadas no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS (2017).

Para a Conselheira Presidente do CRESS 12ª Região, Miriam Martins Vieira da Rosa, além da importância do monitoramento e troca de experiências realizada pelos estados dos sul, considera relevante que o Conselho pôde levar Delegados de Base, Assistentes Sociais que estão sendo inseridos no exercício profissional e que poderão futuramente ser Colaboradores nas Comissões e iniciando a militância junto ao Conjunto CFESS/CRESS.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Texto: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª Região
Fonte: www.cresspr.org.br

Posted in Notícias.