CAFT realiza reunião para debater o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Foi realizada no dia 18/08 a reunião da Comissão de Articulação Formação e Trabalho (CAFT). O encontro contou com a presença da Assistente Social Débora Martini para apresentar e debater a realidade da residência em serviço social no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF), vinculada a prefeitura municipal de Florianópolis.

A REMULTISF hoje se vincula a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina e não mais com a UDESC. Atualmente, no referido programa, há seis vagas para residentes para o serviço social. Conta com seis Assistentes Sociais preceptoras e uma Assistente Social tutora, que são profissionais da rede de serviços de saúde da prefeitura de Florianópolis (não há vínculo com instituição de ensino).

A carga horária para as/os residentes é de 60 horas semanais. No que se refere a parte pedagógica, que corresponde a 20% da carga horária, as aulas são ministradas pelas preceptoras, tutora ou demais profissionais ou professores de outras instituições que tenham aproximação com o debate dos temas em discussão na residência (disciplinas obrigatórias e por área profissional).

Diante da realidade apresentada as reflexões se pautaram na dificuldade e fragilidade da residência não estar vinculada a uma instituição de ensino; a sobrecarga de atribuições e atividades a serem desenvolvidas na residência na condição de preceptoras e tutora, aliada com as demais atividades da função específica no serviço de saúde; assumir responsabilidades pedagógicas sem apoio ou sustentação para desenvolver a referida atividade; captação de professores externos ou profissionais que detenham conhecimento em determinado tema de debate na residência.

Comissão de Articulação Formação e Trabalho

Tem por finalidade fortalecer e promover a articulação ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica da categoria profissional, por intermédio de ações que fortaleçam o processo de formação e o exercício profissional. Atua na defesa de um projeto de formação profissional referenciado nas diretrizes curriculares aprovadas pela ABEPSS (1996), buscando articulação com as Unidades de Formação, com a ABEPSS e ENESSO.
A Comissão de Articulação Formação e Trabalho tem por princípio a defesa do projeto ético-político profissional e com ele a garantia da direção social do Serviço Social, criando estratégias de qualificação profissional a fim de propiciar a valorização da profissão.

Comissão de Articulação Formação e Trabalho

Posted in Notícias.