Entidades debaterão a graduação à distância na área da saúde

CFESS marcará presença em evento promovido pelo CFF, nesta sexta-feira

Arte do evento promovido pelo CFFDivulgação/CFF

Faz alguns anos que o CFESS e os conselhos profissionais da área da saúde questionam o descompromisso das instituições de ensino superior que ofertam os cursos de graduação na modalidade à distância (EaD), bem como o descompromisso do Ministério da Educação (MEC) com o acompanhamento e a fiscalização do funcionamento desses cursos. Para debater a questão e pensar novas estratégias, o CFESS participará do Encontro das profissões da saúde para debater o ensino a distância na graduação, no dia 24 de fevereiro, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Brasília (DF).

O próprio Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS ou Conselhinho), que representa os 14 Conselhos da Área – Biomedicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia – já se posicionou em 2011, afirmando que “a área da saúde, pelas suas peculiaridades e características de integração com o ser humano, não se identifica com a modalidade de ensino à distância” (clique aqui e relembre).

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Erlenia Sobral, que participará do evento no dia 24, explica que a crítica do Conjunto CFESS-CRESS não se dirige a trabalhadores, trabalhadoras e estudantes do EaD. “Nosso objetivo é fortalecer e provocar o debate sobre a política de ensino superior no Brasil. Avaliamos que esta política não garante o acesso ao ensino superior presencial, público, laico e gratuito para toda a população brasileira. Temos, com frequência, denunciado os problemas e irregularidades detectadas nos levantamentos realizados pelos CRESS em diversos cursos EaD em Serviço Social”, completa a conselheira do CFESS.

O seminário e os debates ampliados sobre a precarização da graduação via modalidade EaD  revelam que esta preocupação não é exclusiva do CFESS, mas um posicionamento político coletivo de todos os Conselhos da área da saúde. Eles defendem uma formação de qualidade, tendo em vista os direitos de todos e todas. Direitos não só de estudantes que querem  acessar o ensino superior, como também dos/as usuários/as que acessam os serviços prestados pelos/as profissionais formados/as.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, explica que o conselho propôs e o FCFAS encampou a ideia de realizar a discussão, para agregar todas as profissões em torno de propostas e encaminhamentos comuns. “Trata-se de um tema complexo, que exige discussão aprofundada e a união de todas as profissões, para que possamos levar a termo o melhor resultado”, destacou.

Você pode participar do evento, cujas vagas são limitadas. Ele ocorrerá em Brasília (DF) no dia 24 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Participe do evento! Clique aqui e faça sua inscrição

Com informações do CFF

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada – 2014/2017