CCAS 2013

O Congresso Catarinense de Assistentes Sociais (CCAS), foi realizado no período de 22 a 24 de agosto de 2013, no município de Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

O CCAS nasceu da necessidade de criar um espaço ampliado de debate com a categoria profissional acerca de temas que fundamentam a profissão.

O debate coletivo dos/as conselheiros/as e trabalhadores/as do CRESS 12ª Região e a troca de experiências com outros CRESS’s, que já realizaram congressos estaduais, permitiu a construção do Congresso Catarinense de Assistentes Sociais.

O Congresso teve por finalidade propiciar o debate acerca do exercício profissional em interface com o processo de formação, atendendo uma demanda histórica da categoria, materializando-se por meio da realização de um evento de caráter inédito. Registra-se, a importância e a proposição da continuidade do processo de realização de outros Congressos.

Apresentou-se desta forma um espaço privilegiado de discussão sobre o exercício e a formação profissional, fortalecendo as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política do Serviço Social, uma vez que o Congresso Catarinense de Assistentes Sociais (CCAS) propiciou a apresentação de trabalhos que retrataram as estratégias construídas pelos/as assistentes sociais nos mais diversos campos de trabalho.

[icon name=”icon-film”] Vídeo de apresentação:

[icon name=”icon-film”]Vídeo 1 – Formação e Exercício Profissional: desafios e perspectivas à concepção do Serviço Social no contexto latino-americano.
Palestrantes: Ivete Simionatto e Samya Rodrigues

[icon name=”icon-film”]Vídeo 2 – As Políticas Sociais, o Fundo Público e os desafios ao Exercício Profissional
Palestrantes: Evilásio Salvador e Beatriz Augusto Paiva

 [icon name=”icon-film”]Vídeo 3 – Exercício Profissional, formação e projeto ético-político frente ao desenvolvimentismo na atualidade
Palestrantes:  Lúcia Flávio R. de Almeida e Maria Rosângela 

[icon name=”icon-film”]Vídeo 4 – Movimento sindical e atuação do Serviço Social nos espaços democráticos
Palestrantes: Paulo Rizzo e Sônia L. Rodrigues