Vem aí o 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

Evento ocorrerá em Brasília e planejará as ações dos Conselhos até 2017
Arte elaborada para o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS (autor: Rafael Werkema)Arte elaborada para o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS (autor: Rafael Werkema)
É no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS que o Serviço Social brasileiro define as estratégias e ações que estarão na pauta dos Conselhos durante o ano seguinte. Nesse sentido, o evento constitui um importante espaço deliberativo da categoria de assistentes sociais no Brasil. Conforme é feito no primeiro ano das gestões, o próximo Encontro Nacional ocorrerá em Brasília (DF) e será realizado pelo CFESS e pelo CRESS-DF.
De 18 a 21 de setembro de 2014, conselheiros/as dos CRESS e Seccionais, assessores/as e assistentes sociais de base estarão reunidos/as em debates, mesas e nos eixos temáticos da orientação e fiscalização profissional, do administrativo-financeiro, da seguridade social, da comunicação, da formação profissional e relações internacionais e da ética e direitos humanos.
Neste ano, o Encontro Nacional terá como tema central o Projeto Ético-Político do Serviço Social: memória e resistência, em referência aos 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, completados em 2014. A ideia é resgatar a história de lutas do Serviço Social nesse período, passando pelas conquistas e desafios que se colocam hoje para a profissão e para a materialização do projeto profissional. O evento trará, inclusive, um momento de depoimentos de assistentes sociais que sofreram violações de direitos durante o regime militar.
O presidente do CFESS, Maurílio Matos, destaca a importância do evento para o Conjunto CFESS-CRESS. “Este é o primeiro Encontro Nacional das gestões recém-eleitas para o triênio 2014-2017, e utilizará uma nova metodologia aprovada em 2013, o que possibilitará à categoria acompanhar mais facilmente as deliberações que orientarão as ações dos Conselhos de Serviço Social”, afirma Maurílio Matos.
Os/as assistentes sociais que participam do Encontro Nacional são eleitos em assembleias realizadas pelos CRESS de todo o Brasil e abertas à categoria. Para saber mais, é importante entrar em contato com o regional mais próximo de sua residência.
Preparação nos Descentralizados
Os meses de julho e agosto foram marcados pelos Encontros Descentralizados, eventos de preparação para o Encontro Nacional. Realizados em cada uma das cinco regiões do país, os Descentralizados ocorreram de 31 de julho a 1º de agosto em Florianópolis (SC), reunindo os CRESS da região Sul; de 1º a 3 de agosto em Vitória (ES), reunindo os CRESS do Sudeste; de 14 a 16 de agosto em Campo Grande (MS), reunindo os CRESS do Centro-Oeste; de 15 a 17 de agosto, simultaneamente, em Maceió (AL), reunindo os CRESS do Nordeste, e em Belém (PA), reunindo os do Norte.
O Encontro Descentralizado na região Nordeste teve dois marcos importantes: o primeiro foi a presença ampliada das delegações dos CRESS; o segundo foi o a realização do II Fórum das COFIs, em que estiveram presentes todos os regionais. No Centro-Oeste, o evento foi marcado pelos debates na mesa-redonda O impacto da conjuntura atual no exercício profissional: desafios para o projeto ético-político, com a participação do CFESS e da professora Patrícia Noleto, constituindo um importante momento de debate e organização para a categoria na região.
Na região Norte, o Descentralizado discutiu, como tema central, o Direito à cidade e os desafios do projeto ético-político do Serviço Social. Um dos momentos marcantes foi a palestra Serviço Social em Tempos de Ditadura: A Realidade na Região Amazônica, com o professor Aluísio Leal e a professora Joaquina Barata, atividade que veio ao encontro do projeto Serviço Social, memórias e resistências contra a Ditadura Militar, lançado pelo CFESS em 2013, com o objetivo de retirar do anonimato, por meio da coleta de depoimentos, assistentes sociais que vivenciaram violações de direitos no período.
Acesse a programação completa do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS