VII Encontro do Fórum das COFIs e IV ComunicaSUL

Foi realizado no dia de ontem (30/07/14) o VII Encontro do Fórum das COFIs e IV ComunicaSUL na sede do CRESS 12ª Região.

O VII Encontro dos Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização da Região Sul teve início no período da manhã, quando a conselheira  presidente do CRESS 12ª Região, Rosana Maria Prazeres, fez uma fala de abertura agradecendo a presença dos/das conselheiros/as das COFI’s de Santa Catarina, Rio Grande do Sul  e Paraná.
cofis 8
Na sequência deu-se início a Palestra “Desafios e estratégias frente à precarização das condições éticas e técnicas de trabalho das/dos Assistentes Sociais” com a professora Drª Vânia Manfroi (UFSC). (fotos abaixo)
Vânia Monfroi
O período da tarde foi reservado para a  socialização, pelas COFIs, dos encaminhamentos e fluxos de trabalho adotados frente à precarização das condições éticas e técnicas de trabalho dos/das Assistentes Sociais seguindo os itens: a) Não implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, de acordo com a Lei nº 12.317/2010; b) Não garantia do espaço físico adequado de atendimento e de trabalho, conforme Resolução CFESS nº 493/2006; c) Não garantia da autonomia profissional, conforme Lei nº 8.662/1993 (Dados quantitativos da presença destas demandas em intervenções; Metodologia de atendimento das demandas e encaminhamentos realizados; Instrumentais utilizados para a abordagem e para os encaminhamentos; Metodologia de monitoramento do atendimento das demandas).

Finalizando o Encontro foi realizado um debate e definição de encaminhamentos e uma avaliação do encontro.
Para o/as agentes fiscais do CRESS 12ª Região o VII Encontro do Fórum das COFIs da Região Sul configurou-se como um importante momento de debate e fortalecimento das estratégias adotadas pelas COFIs frente à precarização das condições éticas e técnicas de trabalho, especialmente no que concerne a luta pela efetiva implementação da Lei nº 12.317/2010 e a garantia de espaços adequados de trabalho e de atendimento à população e o respeito a autonomia profissional.

IV ComunicaSUL

O IV ComunicaSUL foi realizado no período da tarde, iniciando às 14 horas, com a presença de assessores de comunicação e conselheiros das comissões de comunicação dos estados da região sul, além da participação da conselheira, vice-presidente do CFESS, Esther Luiza Lemos.

Neste evento contamos com a presença do assessor de comunicação do CFESS, Rafael Werkema, que palestrou sobre “A importância da Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS”. Nesta primeira parte de sua fala, o jornalista que atua no CFESS desde 2010 e que anteriormente foi assessor de comunicação do estado de Minas Gerais por três anos, fez um relato histórico da criação da Política Nacional de Comunicação e do Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS, que teve sua terceira edição realizada no ano de 2013 em Recife (PE).
Rafael
Rafael também pontuou os princípios, objetivos, estratégias, orientações técnicas entre outros eixos da Política Nacional de Comunicação.

Na segunda parte da palestra o assessor de comunicação do CFESS abordou o Treinamento de Mídia (Media Training) utilizado no Conselho Federal de Serviço Social, esclarecendo como é a rotina de trabalho, seu fluxo e demandas, além de pontuar detalhes sobre a relação com a imprensa e os meios alternativos de comunicação.

Dando sequência foi realizado um debate com os participantes do ComunicaSUL e posteriormente cada CRESS apresentou as estratégias de comunicação que veem utilizando em seus Estados. O convidado Rafael Werkema participou da socialização das experiências orientando e pontuando determinadas dificuldades encontradas pelos CRESS com base no trabalho realizado nos últimos sete anos nos quais tem trabalhado com assessoria de comunicação para o conjunto CFESS/CRESS.
comunicasul
O Encontro do Fórum das COFIs da Região Sul e o ComunicaSUL são eventos realizado no dia que antecede o Encontro Descentralizado da Região Sul.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias and tagged , .