CRESS Participa de Reunião com a ASCOP

PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS CONSELHO PROFISSIONAIS (ASCOP) DE SANTA CATARINA
O CRESS 12ª Região participou da reunião realizada dia no dia 23/07, na Sede da OAB/Florianópolis. A reunião deu início às 14h30min, com a leitura da Ata da reunião anterior pelo presidente da ASCOP, Sr. Flavio Flores Lopes, e após a aprovação da ata o mesmo passou a palavra ao convidado  Prof. Arnaldo Lima, da ESAG/ UDESC, que apresentou o Projeto idealizado pelos estudantes de Mestrado em Administração, intitulado “Projeto Nota 10”.
O referido Projeto trata de sensibilizar o poder público e a sociedade sobre a existência da Lei Complementar nº 381, de 07/05/2007, que compõe a legislação estadual de Santa Catarina e  propõe  a necessidade de revisão da ocupação de cargos de gestão e cargos comissionados que vem sendo ocupados por pessoas despreparadas, indicadas por apadrinhamentos políticos, nas esferas públicas estaduais, autarquias, instituições mistas, entre outras.
Os estudantes do referido Curso de Mestrado estão propondo algumas adequações no texto da  Lei e sugerindo ampla divulgação à sociedade civil organizada.
Foi sugerido pelos integrantes da mesa a confecção de um Folder sobre a referida  Lei à ser socializado  aos candidatos ao Governo do Estado. Para tanto foi deliberado pela realização de um Debate com todos os candidatos ao governo, organizado pela OAB para o mês de Setembro, a ser divulgada à todos os Conselhos Profissionais de Santa Catarina.
Após foi aberto à contribuições dos Conselheiros que deliberam, por unanimidade, pela aprovação da  proposta, como forma de pressão  para que os candidatos incluam em suas plataformas políticas tal tema.
Também foi repassado acerca do Projeto “Conselheiro Cidadão” que trata de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular : Fanpage: www.facebook.com/conselheirocidadaoSC.
Em seguida, foi enfatizado pelo presidente a importância da participação de assessores contábeis dos Conselhos Profissionais no Curso de Atualização em Contabilidade, que será no dia 05/08/14, das 9h às 17h, na sede do Conselho de Contabilidade.
Foi dito pelos representantes da ASCOP que o curso é imprescindível para a capacitação dos contadores e de pessoas ligadas à área administrtivo-financeira, pois serão informados assuntos relevantes trazidos do governo federal, como o portal da transparência e a atuação do TCU na fiscalização, entre outros.
O custo por Conselho será de R$ 180,00 e cada Conselho poderá levar até cinco pessoas, aproximadamente,vinculadas à área administrativo financeira.
A reunião foi encerrada sem data agendada para a próxima.
Estiveram presentes representantes dos Conselhos Profissionais de Serviço Social, Biblioteconomia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Contabilidade, Administração e Direito. Ainda esteve como convidado representante da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC.

Rosana Maria Prazeres – Conselheira Presidente – CRESS/SC – 12ª Região

Posted in Notícias and tagged .