CFESS debate o Serviço Social em Saúde

Conselho participa do 7º CONASSS, no interior de São Paulo
Conselheira do CFESS Maria Elisa Braga fala na mesa de abertura (foto: CFESS)Conselheira do CFESS Maria Elisa Braga fala na mesa de abertura (foto: CFESS)
Terminou no dia 11 de abril o 7º Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde (Conasss) e o 10º Simpósio de Serviço Social em Saúde. O evento, que registrou cerca de 400 participantes, teve a participação do CFESS, representado pela conselheira Maria Elisa Braga na mesa de abertura, e foi realizado em São José dos Campos (SP).
O Conass é um evento organizado por assistentes sociais de três universidades públicas brasileiras: a Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade de Campinas (Unicamp).
Na edição de 2014, o tema do congresso foi “As repercussões da crise do capital nas políticas de saúde e as ações do serviço social na efetivação dos direitos”. O evento contou com conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos por eixos temáticos, sessão de pôster, 14 minicursos e lançamento de livros.
Segundo a conselheira do CFESS Maria Elisa Braga, a programação do congresso contou ainda com palestrantes de relevância histórica para a construção e consolidação do serviço social brasileiro, que trataram de temáticas como os/as assistentes sociais na política de saúde, as privatizações das políticas e dos serviços públicos, as organizações sociais, fundações estatais de direito privado, a necessidade de expansão do conceito de seguridade social, de forma a incorporar os direitos previstos no artigo 6º da Constituição Federal, dentre outros.
“Nós, assistentes sociais, somos convocados/as a entender esta conjuntura capitalista neoliberal, recusando qualquer apelo moral na lógica proibicionista higienista,  de criminalização da pobreza e dos movimentos sociais e de privatização de qualquer política pública”, enfatiza a conselheira do CFESS.
Ela observou ainda a complementação e o entrosamento do posicionamento do CFESS com as falas das entidades da categoria, a ABEPSS, representada pela professora Raquel Santana, e o CRESS-SP, com o conselheiro Marcos Valdir, que também fizeram a defesa radical do fortalecimento do SUS e seus princípios de universalidade , integralidade e equidade como  possíveis e necessários.
Nas pastas recebidas pelos/as participantes, havia também o documento “Parâmetros para atuação de assistentes sociais na saúde” e o CFESS Manifesta contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Acesse o site do evento e saiba mais
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Diogo Adjuto – JP/DF 7823
Posted in Notícias and tagged , .