Pesquisa CFESS-CRESS vai identificar perfil de assistentes sociais com deficiência. Participe!

Formulário on-line deve ser respondido até 30 de junho, somente por profissionais com algum tipo de deficiência. Levantamento faz parte das ações do GT Anticapacitismo

Card azul claro traz símbolo internacional da acessibilidade, composto pelo corpo de uma pessoa desenhada com traços geométricos e simétricos (círculos e linhas). Uma linha segue formando: uma pessoa que sinaliza Serviço Social em Libras; a árvore do artista Arthur Bispo do Rosário; uma pessoa com uma das pernas amputadas; por fim, um punho erguido representando luta. Arte: Rafael Werkema/CFESS

Está disponível o primeiro levantamento nacional consolidado sobre o perfil e as condições éticas e técnicas para exercício profissional de assistentes sociais com deficiência.

O formulário deve ser respondido até o dia 30 de junho de 2022, somente por assistentes sociais e/ou bacharéis em Serviço Social com qualquer tipo de deficiência, que estejam ou não com inscrição ativa no CRESS.

Clique para participar da pesquisa

A iniciativa é inédita e faz parte de um combinado de ações do Conjunto CFESS-CRESS no campo da luta anticapacitista, que tem buscado ampliar o debate sobre a acessibilidade no Serviço Social e na sociedade em geral.

A Pesquisa está sendo conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) Anticapacitismo e Exercício Profissional de Assistentes Sociais com Deficiência, instituído no ano de 2021 e composto por assistentes sociais com e sem deficiência, representantes do CFESS e representantes dos CRESS das cinco regiões do país.

Um dos objetivos do levantamento, portanto, é identificar as principais demandas de acessibilidade, materializadas por meio das barreiras presentes no cotidiano das/os assistentes sociais com deficiência. “Somente com o protagonismo deste segmento da população será possível ampliar e qualificar as ações em torno desta bandeira de luta dentro da categoria do Serviço Social”, diz o grupo de trabalho na apresentação do levantamento.

A iniciativa representa também uma conquista histórica para as/os profissionais do Serviço Social que possuem algum tipo de deficiência que, segundo o grupo de trabalho, são marcadas/os pelo apagamento e invisibilidade social, em decorrência da estrutura capacitista imposta na sociedade.

Com a pesquisa, será possível identificar e dar visibilidade aos anseios, necessidades, ausências e restrições no acesso dos/as profissionais de Serviço Social com deficiência, com ênfase no exercício profissional, apresentando as reivindicações com vistas a contribuir com a efetivação e a garantia do direito ao trabalho de forma equânime acessível, bem como, o enfrentamento ao capacitismo, em consonância com os dispositivos legais estabelecidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949/2009) e pela Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência – LBI (Lei nº 13.146/2015).

Clique para participar da pesquisa

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Texto: Juliana Dourado e Rebecca Santos – estagiárias sob supervisão
Posted in Destaque, Notícias.