Nosso canto é por liberdade!

No Dia da Luta Antimanicomial, manifesto reforça as bandeiras de luta do Serviço Social na política de saúde mental e faz uma “mulheragem” a Dona Ivone Lara

Card verde traz foto do rosto de Dona Ivone ao centro, mulher negra, sorridente, de óculos de grau, em meio a flores roxas, amarelas, folhagens e borboletas. Acompanham textos sobre a data e Ivone.A ‘mulheragem’ a Dona Ivone Lara (falecida em 2018), cantora, compositora, enfermeira e assistente social, que se dedicou por mais de 30 anos como profissional da saúde e defensora da reforma psiquiátrica. Ela completaria 100 anos em abril de 2022 (arte: Rafael Werkema/CFESS).

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial! Nascida no bojo das lutas sociais que emergiram no cenário da ditadura militar, diferentes profissionais do campo da saúde mental, inclusive assistentes sociais, iniciaram denúncias sobre as violações, violências e péssimas condições de trabalho no interior dos hospitais psiquiátricos.

Mas um olhar aprofundado revela que a luta antimanicomial vai além, e aponta para transformação radical da sociedade, com defesa dos princípios da liberdade, a emancipação e os direitos humanos.

Por isso, o CFESS lança nessa data um manifesto que, para além de abordar as bandeiras e princípios do Serviço Social brasileiro nesta pauta, faz uma “mulheragem” (expressão usada para mostrar admiração, substituindo a palavra homenagem) a Dona Ivone Lara, cantora, compositora, enfermeira e assistente social, reforçando a campanha de gestão (2020-2023) “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”, do Conjunto CFESS-CRESS.

Dona Ivone Lara  foi assistente social no Hospital Psiquiátrico Pedro II, localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, e atuou diretamente com a médica psiquiatra Nise da Silveira, tendo uma participação importante na construção de experiências que se propunham a romper com o tratamento clássico oferecido, inclusive, utilizando a música como estratégia de intervenção. Ivone Lara só teve sua trajetória na saúde mental reconhecida pouco antes de seu falecimento, em 2018 e, no ano de seu centenário, nada mais respeitoso do que manter sua memória e trajetória vivas.

Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional da Luta Antimanicomial!

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Rafael Werkema – JP-MG 11732
Posted in Destaque, Notícias.