Oficina On-line (01/06/2022) – “Os Conselhos Municipais de Assistência Social: a atuação da/o Assistente Social e o processo de participação democrática”

#Descrição da Imagem - Card quadrado de cor lilás com vermelho e letras pretas. Centralizado o título participe da oficina online A Atuação das/os assistentes sociais nos conselhos municipais de assistência social. Logo abaixo a data: dia 01 de junho as 19 horas. Do lado direito uma foto da professora do DSS/UFSC Luziele Tapajós e do lado esquerdo foto da professora do DSS/UFSC Fabiana Luiza Negri. Na parte inferior do Card a logo da UFSC e do CRESS 12° Região.

Sob a Coordenação da professora Dra. Fabiana Luiza Negri do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (DSS/UFSC) em parceria com a Comissão de Articulação, Formação e Trabalho (CAFT) e os NUCRESS do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 12ª Região), desenvolveu-se ao longo dos anos 2020 e 2021 a pesquisa “Os Conselhos Municipais de Assistência Social: a atuação da/o Assistente Social e o processo de participação democrática” junto aos profissionais que assessoram os CMAS das seis mesorregiões do estado de Santa Catarina.

O objetivo da pesquisa foi caracterizar e analisar a intervenção profissional da/o Assistente Social no âmbito dos conselhos municipais de assistência social, identificando suas estratégias para a consolidação da participação democrática da sociedade civil.

No ano de 2020 a equipe de pesquisadores integrada pela Profa. Fabiana e sua bolsista PIBIC estudante Laíne Motter Oliveira realizaram o estudo bibliográfico sobre a temática, aprofundando os conhecimentos acerca do objeto de pesquisa, de novembro de 2020 a março de 2021 desenvolveram um estudo exploratório com a finalidade de identificar os profissionais e os conselhos, desvelando sua organização e composição, para isso, utilizou-se a análise de documentos (Leis de Criação e Decretos de Nomeação dos conselhos). Entre julho e  setembro de 2021 realizou-se a pesquisa de campo com a aplicação de questionários online com as/os profissionais mapeados.

A pesquisa abrangeu 26 municípios distribuídos nas seis mesorregiões de Santa Catarina, contando com municípios de pequeno, médio e grande porte. Para a realização desta pesquisa de campo os NUCRESS do estado se envolveram divulgando e buscando o contato das/os profissionais.

Após a análise das informações coletadas as pesquisadoras, os membros da CAFT e as/os Coordenadores dos NUCRESS definiram pela realização de uma oficina, que tem por objetivo socializar os dados e as informações coletadas na pesquisa e propiciar um espaço de discussão e reflexão sobre a temática e o trabalho das/os Assistentes Sociais no campo do controle social, em especial a atuação junto aos CMAS de Santa Catarina, buscando contribuir com a construção de estratégias de atuação que qualifiquem e fortaleçam o exercício profissional e a participação democrática da sociedade civil.

Desse modo, no dia 01 de junho de 2022, às 19 horas o DSS/UFSC em parceria com o CRESS 12ª Região convidam a todas/os as/os Assistentes Sociais de Santa Catarina para participarem da Oficina Online “A Atuação das/os Assistentes Sociais nos Conselhos Municipais de Assistência Social” com as palestrantes: Profa Dra. Fabiana Luiza Negri (Coordenadora da Pesquisa) e a Profa. Dra Luziele Tapajós (ex presidente do CNAS).

Segue link de acesso: https://meet.google.com/ypb-jcyw-tkd

CRESS 12ª Região

Posted in Destaque, Eventos, Notícias.