CFESS presta solidariedade pelo falecimento de José Xavier Cortez, fundador da Editora Cortez

Cortez, presente!

Imagem em preto e branco de José Xavier Cortez, com a frase: Cortez, presente! Uma homenagem do Serviço Social brasileiro. Imagem: arquivo/Editora Cortez

Ao Livreiro com carinho! Cortez, presente!

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) registra com pesar a perda do companheiro e incentivador do Serviço Social brasileiro, José Xavier Cortez, fundador da Editora Cortez, que faleceu nesta sexta-feira, 24 de setembro. Sr. Cortez, como era carinhosamente conhecido entre nós, foi um grande nordestino, defensor da ciência, das letras, do conhecimento, da cultura e das artes. Por tudo que representou em nossa área, prestamos-lhe nossa homenagem.

Defensor e entusiasta da educação, da sociologia e de tantas outras áreas do conhecimento, foi um impulsionador das publicações do Serviço Social brasileiro, tendo incentivado, publicado e difundido os títulos, dentro e fora do Serviço Social. Títulos que muito contribuíram para a formação de assistentes sociais por décadas. Podemos dizer que Cortez rompeu fronteiras, por meio da tão conceituada Editora Cortez, difundindo os conhecimentos do Serviço Social em âmbito internacional.

Hoje Sr. Cortez se vai, deixando um legado, por meio das produções de vários autores e autoras das diversas áreas e profissões, e uma grande saudade, pelo exemplo de pessoa que nos contagiava pela simplicidade e profundidade de ser humano. Seremos muitos órfãos e órfãs da sua presença alegre.

À família e aos amigos, nossa solidariedade. À editora, nosso agradecimento pela parceria de anos com o Serviço Social! Cortez, presente hoje e sempre!

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

(Bertolt Brecht)

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)