Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Hoje é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto. A data foi estabelecida após o massacre da Praça da Sé, em São Paulo (SP), em que sete pessoas perderam a vida, em 2004. Essa população compõe uma grande parcela de usuários/as atendidos/as por assistentes sociais em todo o Brasil.

📌 E os dados mostram: a população em situação de rua se amplia com as graves consequências da pandemia e a regressão de políticas públicas. Segundo uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2020, levando em conta dados do Cadastro Único, do Censo Suas e informações como tamanho da população, índice de vulnerabilidade social e o número de unidades públicas, atendimentos e vagas para acolhimento, o último estudo, publicado em março de 2020, mostrava que o número de pessoas nessa situação havia chegado a 222 mil, e que tendia a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia.

📲 Por isso, hoje o CFESS resgata a série ‘Coronavírus – CFESS Entrevista’ sobre o assunto, que trouxe informações e dados importantes sobre a atuação do Serviço Social com a população em situação de rua. Acesse pelo link: https://bit.ly/2xTFBaX

Posted in Covid-19, Notícias.