CAPACITAÇÃO “O Serviço Social na Educação Básica: Elementos para a implementação da Lei 13.935/2019” encerra nessa quinta-feira (01/07/21)

#Descrição da Imagem: Cartaz com fundo amarelo e desenhos de cinco lápis coloridos apontados para o título Capacitação - O Serviço Social na Educação Básica: elementos para a implementação da Lei 13.935/2019. No centro: Módulo I: Concepção de educação e do Serviço Social na Educação - Ney Luiz Teixeira de Almeida (UERJ); Módulo II: Atribuições e competências do Serviço Social na Educação Básica - Eliana Bolorino Canteiro Martins (UNESP/Franca); Módulo III: Marco legal do Serviço Social na Educação Básica - Wagner Roberto amaral (ABEPSS); Módulo IV: Mobilização para a implementação da Lei 13.935 - GT Psicologia e CRESS.

Foi realizado na noite de ontem (01/07/2021) o Módulo IV da Capacitação “O Serviço Social na Educação Básica: Elementos para a implementação da Lei 13.935/2019”.

Com esse módulo encerramos uma sequência de quatro atividades transmitidas ao vivo por meio do canal do YouTube do CRESS/SC.

Para rever as transmissões acesse os módulos nos links abaixo:

Abertura e Módulo I realizado dia 10.06.2021

ABERTURA: A PERSPECTIVA HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO)

MÓDULO I: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Ministrante: Ney Luiz Teixeira de Almeida (UERJ)

Coordenação: Débora Ruviaro (Conselheira CRESS|SC)

Ementa: Concepções de educação, de criança e adolescência. Análise do contexto atual acerca da Educação Básica. A história da inserção do Serviço Social na Educação Básica.  A perspectiva do Serviço Social no âmbito da política de educação. Demandas ao Serviço Social na Educação Básica.

Módulo II realizado dia 17.06.2021

MÓDULO II: ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ministrante: Eliana Bolorino Canteiro Martins (UNESP/Franca)

Coordenação: Mariana Pfeifer (Conselheira CRESS|SC)

Ementa: O que faz a/o Assistente Social na Educação Básica. As particularidades das atribuições e competências da/o Assistente Social na Educação Básica articuladas com a lei de regulamentação da profissão e o código de ética. Requisições institucionais, profissionais e das/os usuárias/os. Ações de caráter individual e coletivo. Inserção da/o Assistente social em equipe multiprofissional.

Módulo III realizado dia 24.06.2021

MÓDULO III: MARCO LEGAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ministrante: Wagner Roberto Amaral (ABEPSS)

Coordenação: Maria Aparecida Souza dos Reis (Conselheira CRESS|SC)

Ementa: A organização da Educação Básica no Brasil. Elementos da Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Financiamento da Educação Básica. Instrumentos legais que fundamentam a importância da implementação da Lei 13.935/2019. Os elementos da Lei 13.935/2019.

Módulo IV realizado dia 01.07.2021

MÓDULO IV: MOBILIZAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.935/2019

Lançamento: GUIA PRÁTICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.935/2019

GT Estadual Psicologia e Serviço Social para a implementação da lei 13.935/2019 em Santa Catarina

Coordenação: Elisônia Renk (Conselheira do CRESS/SC)

Público Alvo: Assistentes Sociais, Psicólogos e Estudantes

Ementa: Possibilidades de mobilização e de construção de estratégias das categorias profissionais para a implementação da Lei 13.935/2019 nos municípios.

Objetivo da Capacitação: Capacitar Assistentes Sociais do estado de Santa Catarina acerca do Serviço Social na Educação Básica e dos elementos para a implementação da Lei 13.935/2019.

Carga Horária: 8 horas

Público alvo: Módulos I, II e III – Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social do estado de Santa Catarina. Módulo IV – Assistentes Sociais, Psicólogos e Estudantes

Certificado: Será enviado por e-mail para quem assinou a lista de presença em três módulo (75 % de participação).

BIBLIOGRAFIA

Acesse por meio do link a seguir: http://cress-sc.org.br/2021/06/07/programa-e-bibliografia

Texto indicado no Módulo I pelo Prof. Ney Luiz Teixeira de Almeida “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” – http://www.cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf

Apresentação realizada no módulo IV por VÂNIA MACHADO (SinPsi-SC): https://bit.ly/2UQbWKK

Guia prático para implementação da Lei nº 13.935/2019 lançado durante o Módulo IV: https://bit.ly/3haDWBB

Agenda de eventos promovidos pela FECAM e GT Estadual Serviço Social e Psicologia na Educação divulgados por ELIZIANE VEZINTANA (FECAM) durante o módulo IV: https://bit.ly/3qKz3m8

 

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias, Serviço Social na Educação.