Pesquisas desenvolvidas pela UFSC contarão com apoio dos NUCRESS

O CRESS 12ª Região por meio da Comissão de Acompanhamento dos NUCRESS, juntamente com o Departamento de Serviço Social da UFSC, realizou na noite de ontem (08/06/21) uma reunião com integrantes das coordenações dos NUCRESS de Santa Catarina. Também participaram do encontro virtual conselheiras do CRESS/SC e as professoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Fabiana Luiza Negri e Tânia Regina Krüger.

A reunião teve por finalidade apresentar a pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Serviço Social da UFSC “Os Conselhos Municipais de Assistência Social: a atuação da/o Assistente Social e o processo de participação democrática”, que é um trabalho desenvolvido pela Dra. Fabiana Negri e tem por objetivo caracterizar e analisar a intervenção profissional da/o Assistente Social no âmbito dos Conselhos Municipais de Assistência Social, identificando suas estratégias para a consolidação democrática da sociedade civil. Para além do processo investigativo, trata-se de uma pesquisa-ação que propõe elaborar ações com os/as profissionais, através de oficinas e promover a organização coletiva do grupo para a troca de experiências, socialização de estratégias, buscando o fortalecimento dos/as profissionais.

Para além da apresentação, a reunião teve como objetivo a articulação regional, para que os NUCRESS auxiliem nos contatos com profissionais que responderão a pesquisa. Também ficou agendado um próximo encontro com data a ser confirmada.

A Professora Dra. Tânia Regina Krüger aproveitou o espaço para informar o calendário das reuniões referente a outra pesquisa, intitulada “O Assistente Social na saúde: demanda e respostas no exercício profissional”, que é voltada para a área de saúde e está vinculada a Comissão de Seguridade Social do CRESS/SC

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região