CRESS SANTA CATARINA PELA VACINAÇÃO PARA TODA POPULAÇÃO JÁ

O desafio da pandemia trouxe a necessidade da mobilização coletiva de todas/os pela implantação pública dos meios reais de seu enfrentamento. Uma das formas foi a construção de um posicionamento coletivo do Conjunto CFESS/CRESS sobre uma dessas estratégias, que é a vacinação para todas/os.

É inegável que, em diversos espaços ocupacionais, assistentes sociais estão presentes diariamente, prestando atendimento à população, e se situam no campo das/os trabalhadoras/es de serviços essenciais, ao lado de trabalhadoras/es que prestam serviços gerais, motoristas de transporte coletivo, metroviários/as, garis, caixas de supermercado, atendentes de farmácia, enfermeiras/os, técnicas/os de enfermagem, técnicas e técnicos-administrativos, fisioterapeutas, médicas/os e muitas/os outras/os.

Nesse contexto pandêmico, o Brasil enfrenta um agravamento da crise sanitária, carregando a infeliz marca do segundo maior país em número de mortes causadas pela COVID-19. Entretanto, o país conta com um histórico de sucesso e eficiência no que diz respeito aos processos de vacinação em campanhas de âmbito nacional. Essa é a hora de nos posicionarmos em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS e da ciência!

Além disso, um dos Princípios Constitucionais do direito a saúde no Brasil é o acesso universal e o dever do Estado:

  Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Frente ao exposto, para as/os Assistentes Sociais que encontram na saúde pública um de seus principais campos de trabalho, defender a vacinação via SUS para todas/os as/os brasileiras/os, se opondo a uma lógica corporativista, se caracteriza enquanto um posicionamento ético e valor humano.

Ainda no que tange à vacinação exclusiva de profissionais Assistentes Sociais, vale lembrar que o Ministério da Saúde desenvolveu um plano de vacinação a ser seguido de acordo com a disponibilidade das vacinas. A princípio ele conta com 4 fases de vacinação, nas quais estão distribuídos diversos grupos entendidos como prioritários. A luta agora é pela aquisição das vacinas e insumos para que sejam dispostos de maneira eficiente no enfrentamento à COVID-19.

Para ter acesso ao Plano Catarinense de Vacinação, você pode acessar o seguinte link: https://www.sc.gov.br/images/PLANO_ESTADUAL_VACINACAO_1.pdf

O CRESS 12ª Região se posiciona de acordo com os direcionamentos nacionais do conjunto via CFESS. A nota de posicionamento do CFESS sobre a vacinação está disponível no link a seguir: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1781

O debate sobre o novo coronavírus e a situação da pandemia, bem como a atuação de assistentes sociais nesse contexto, está em fase de articulação e de construção de estratégias junto à categoria.

A título de informação, você consegue acompanhar os materiais que estão sendo produzidos na página do CFESS, na SEÇÃO ESPECIAL COVID-19 (CORONAVÍRUS) que pode ser acessada neste link <http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/covid-19-coronavirus>.

Dessa forma, coadunando com a mobilização nacional, o CRESS Santa Catarina reforça seu posicionamento: SOU ASSISTENTE SOCIAL E DEFENDO A VACINAÇÃO PELO SUS PARA TODA A POPULAÇÃO!

Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região

 

Acesse o documento em PDF clicando no link a seguir: https://bit.ly/39iIP7k

Posted in Covid-19, Destaque, Notícias.