GT Estadual Serviço Social e Psicologia na Educação participa de reunião da Comissão de Educação Superior no Conselho Estadual de Educação

No dia 22 de fevereiro de 2020, o GT Estadual Serviço Social e Psicologia na Educação participou de uma reunião da Comissão de Educação Superior no Conselho Estadual de Educação (CEE).

O objetivo da reunião foi apresentar as ações do GT, ao mesmo tempo aproveitando a oportunidade para solicitar o importante apoio do Conselho de Educação na luta pela implementação da Lei 13.935 no estado de Santa Catarina.

O CRESS 12ª Região esteve representado pela Assistente Social Conselheira Débora Ruviaro. Também participaram as Psicólogas, representantes do GT, Vânia Maria Machado do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi/SC), Nasser Haidar Barbosa da ABEP/SC, Sintia Regina Bonatti Reif e Ana Claudia Lawless do CRP.

Saiba mais sobre o Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho pela implementação da Lei 13.935/2019, que prevê Psicólogas/os e Assistentes Sociais na rede pública de educação em Santa Catarina, foi criado em outubro de 2020, sendo composto pelas entidades representativas estaduais das duas profissões e vem realizando diversas ações para que possamos conquistar a implementação da Lei no Estado e nos municípios Catarinenses.

O GT já realizou diversas reuniões com atores estratégicos para buscar o apoio e o fortalecimento desta luta em nosso Estado. Houve reuniões com representantes da FECAM, do SINTE, com parlamentares da ALESC (Deputada Luciana Carminatti, Deputado Luiz Fernando Vampiro), e da Secretaria Estadual de Educação/Diretoria de Gestão de Pessoal. Além disso, o grupo conta com uma agenda de reuniões e ações planejadas para este ano de 2021.

O que conseguimos conquistar até agora: Aprovação de uma Emenda em Projeto de Lei em tramitação na ALESC nº 133.2/2019 promovendo as adequações para estar em conformidade com a Lei Federal  13.935/2019, encontrando-se agora na Comissão de Educação, a qual será a promotora da Chamada de  Audiência Pública ainda no início deste ano junto à ALESC. Link para acompanhar o PL: http://www.alesc.sc.gov.br/legislativo/tramitacao-de-materia/PL./0133.2/2019

Na reunião com a Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, tivemos um bom acolhimento do pleito com possibilidade de alteração da Lei 676 de 12/07/2016, em seu anexo III (quadro civil do estado) para inclusão do cargo de psicóloga/o, considerando que o cargo de assistente social já existe.

De acordo com nosso planejamento, as próximas ações dizem respeito à realização da Audiência Pública na ALESC, a elaboração de Guia com orientações para implementação da Lei nos Municípios, publicação de Informativos, bem como a realização de Lives para mobilizar as/os profissionais a  contribuírem na implementação da lei nos municípios.

O CRESS 12ª Região mantém em seu site um espaço no qual reúne notícias relacionadas com a implementação da Lei 13.935/2019. Acesse clicando na imagem acima.

Abaixo disponibilizamos documentos importantes à implementação da Lei 13.935/2019. Convidamos as/os Assistentes Sociais a ler os documentos e contribuir na luta pela inserção do Serviço social na educação básica.

GT Serviço Social da Educação

Posted in Notícias, Serviço Social na Educação.