NA LUTA PELO FUNDEB PÚBLICO

No último dia 10 de dezembro a educação pública sofreu um forte golpe. O Projeto de Lei nº 4.372/2020, aprovado na Câmara, apresenta diversos retrocessos e descaracteriza o Fundeb, como a proposta de reservar 10% da prestação do ensino fundamental e médio à iniciativa privada, o que enfraquece redes públicas de ensino e repassa dinheiro público ao setor privado. O texto agora segue para o Senado. Caso seja aprovado, serão 15,9 bilhões a menos para a educação pública.

É preciso salientar que dentre tantos retrocessos, obtivemos um avanço: o PL 4.372 incluiu psicólogas(os) e assistentes sociais no Fundeb.
Porém, este avanço não deve ser comemorado se não tivermos a garantia de que os recursos públicos do Fundeb serão exclusivamente para a educação pública.
A Psicologia e o Serviço Social estão historicamente ao lado e na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, com financiamento próprio e exclusivo. Por isso, as entidades do Serviço Social e da Psicologia estão unidas pela garantia do Fundeb Público, e contra os retrocessos aprovados na Câmara e em defesa da Lei 13.935/2019.
Nossa luta continua!

#pracegover Imagem de cor marrom traz um lápis vermelho no canto superior esquerdo apontando para o texto: Psicologia e Serviço Social na luta pelo Fundeb Público (palavra destacada em vermelho). Abaixo a hashtag Fundeb é Público e abaixo logotipos e sites das entidades. O endereço do site de apoio está no topo.

Posted in Notícias, Serviço Social na Educação.