20º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) – Região Sul

Foi realizado durantes os dias 30 de novembro e 01 de dezembro o 20º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) – Região Sul.

O Encontro do Fórum das COFIs da Região Sul reuniu agentes fiscais, conselheiros/as e Assistentes Sociais de Base que integram as Comissões de Orientação e Fiscalização dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Nesse 20º Encontro, organizado por Santa Catarina, estiveram representando o CRESS 12ª Região a conselheira presidente Viviana Wachtel Seleme Uba, a conselheira coordenadora da COFI Débora Ruviaro, as Assistentes Sociais de base Magali Régiz Franz, Quéli Anschau e Carmem Lúcia da Silva, o Agente Fiscal Cleverton Cidiclei Maciel, as Agentes Fiscais Marília Aparecida Ponciano e Maiara Paula de Souza Arten, além da Assessora Técnica Kátia Regina Madeira.

Débora Ruviaro avalia que a COFI do CRESS/SC cumpriu mais uma tarefa relacionada ao Fórum das COFIs tendo organizado o 20º encontro, por via remota, e afirma: “Estamos muito felizes com o resultado dos debates realizados. Agradecemos a contribuição de todos/as os/as participantes que enriqueceram grandemente as discussões. Nos sentimos revigorados/as para continuar trabalhando na defesa da profissão.”.

Cleverton Cidiclei Maciel, avalia que “o evento vem cumprindo com o objetivo do aprimoramento na execução do trabalho de orientação e fiscalização, fortalecendo o princípio democrático sobre o olhar das ações desenvolvidas por Agentes Fiscais e no papel da COFI enquanto coletivo formado também por Conselheiras e Assistentes Sociais de Base, promovendo a liberdade como o princípio ético central”.

O Encontro contou com palestras de Daniela Möller, Emilly Tenório, Quéli Flach Anschau e Sylvia Terra, que abordaram temáticas relacionadas com a atuação das Comissões de Orientação e Fiscalização, seguindo a seguinte programação:

30/11/2020 (segunda-feira)
09h00min Abertura do Encontro.
Leitura do relatório do 19º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da região Sul.
10h00min – Palestra Sistema de Justiça. Temáticas a serem abordadas “Transborde, Mediação de conflitos, Justiça restaurativa, Escuta especializada”. Palestrante: Daniela Möller . Coordenação da mesa: Andréa Braga CRESS PR.
14h00min – Mesa redonda: Aborto
Participantes: Emilly Tenório e Quéli Flach Anschau. Mediação: Débora Ruviaro.
01/12/2020 (terça-feira)
09h00 – Palestra com Sylvia Terra sobre denúncias “ex-officio”. Coordenação da mesa: Jamille Serres CRESS RS.
14h00min – Explanação e discussão do Instrumental das Condições Éticas e Técnicas das condições de trabalho dos/das Agentes Fiscais.
16h30min – Debates sobre ART.
17h00min – Avaliação e encerramento.

Marília Aparecida Ponciano avaliou que: “O XX Encontro do Fórum das COFIs mostrou-se como um espaço legítimo de articulação da categoria, no sentido de direcionamento e capacitação para uma atuação profissional mais afinada com as demandas postas pela contemporaneidade. Para além de um espaço de deliberação, é um espaço de resistência… Os dois dias de significativas contribuições mostram o esforço de articulação de um grupo de profissionais muito competentes, engajados aos desafios postos ao Serviço Social”.

“O Encontro do Fórum das COFI’s Região Sul, certamente é um espaço intenso e de grande potência, o qual viabiliza o debate coletivo acerca das demandas e dos desafios enfrentados no cotidiano das COFI’s”. Afirma Maiara Paula de Souza Arten. Para Maiara, “não se trata apenas de um espaço de socialização das demandas e de fluxos atinentes ao processo de trabalho, mas sobretudo de construção coletiva de estratégias com o intuito de qualificação das ações das Comissões em âmbito estadual e enquanto região sul do Brasil”.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias.