VI JORNADA SUAS 2020

Foi realizada nos dias 26 e 27 de novembro a VI Jornada SUAS 2020, tendo como tema “SUAS no contexto da pandemia: como respirar?”.

O evento foi organizado pelos Departamentos de Psicologia e de Serviço Social da UFSC, tendo o apoio dos Conselhos Regionais de Psicologia e Serviço Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Associação Brasileira de Psicologia Política e do Comitê SUASSC/COVID19:em defesa da vida!

O CRESS/SC esteve representado pela conselheira Mary Kazue Zanfra.

A Jornada SUAS é um evento que tem sido organizado desde 2014 no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, produto de parceria do Departamento de Serviço Social e Departamento de Psicologia. A primeira Jornada foi uma Mostra de Estágio (DSS e DPsico), em que os estudantes trouxeram suas vivências em seus campos de estágio na área da Assistência Social, o que oportunizou uma troca de experiências muito proveitosa, gerando um anseio para mais encontros como esse. A partir de 2016 então, surge a organização de uma Jornada no formato que construímos até hoje, possibilitando um espaço de debates e formação profissional entre trabalhadores e trabalhadoras, professores universitários, estudantes estagiando na rede do SUAS, usuários dos serviços e movimentos sociais. Configura-se como um espaço de debate e formação profissional que já se estabeleceu no calendário anual da UFSC e de toda a rede de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social, com participação de movimentos sociais, usuários e usuárias do sistema de proteção social.

A VI JORNADA SUAS 2020 foi realizada de forma virtual e transmitida pelo Canal do Comitê SUASSC/COVID19: em defesa da vida!, no YouTube.

A programação do evento foi a seguinte:
Dia 26 de novembro
14h Mesa de Abertura:
Departamento de Psicologia UFSC – Prof. Dr. André Luiz Strappazzon, coord. da ênfase de Processos Comunitários e Ações Coletivas; Departamento de Serviço Social UFSC – Profa. Dra. Carla Bressan, Chefe do Depto. Serviço Social da UFSC; Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS Florianópolis SC; Comitê SUASSC/COVID19: em defesa da vida! – Deputada Luciane Carminatti, Coord. da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS e do Comitê SUAS/SC/Convid19; Conselho Regional de Psicologia 12ª. Região – Conselheira Sandra Coimbra; Conselho Regional de Serviço Social 12ª. Região – Conselheira Mary Kazue Zanfra.
14h30 Conferência de Abertura
Psicóloga Izabel Fernandes (Professora UFRN); Assistente Social José Crus (Sec. Horizonte – MG | Vice-Presidente do CONGEMAS). Coordenação de mesa: Luziele Tapajós. Apoio: Fabiana Negri e Natália Alves.
27 de novembro:
9h30: SUAS, pandemia e desigualdades sociais
Ementa: As novas condições de acesso ao direito | As dificuldades para a realização dos serviços socioassistenciais e benefícios | A crise social e sanitária que agrava as condições de vida dos/as usuárias/as do SUAS. Psicóloga Gabriela Amorim e Prof Renato de Paula. Coordenação de mesa: Marcela Gomes. Apoio: Luziele Tapajós e Luana Trevisan.
14h: O respiro e a Arte: Apresentação da Dandara Manoela.
14h30: Live Redonda
Ementa: Mesa de perguntas e respostas sobre a situação das políticas públicas.
Pergunta: Haverá futuro para as políticas públicas? A solidariedade civil substituirá a ação do Estado.
Pergunta: Como sobreviver no hoje e pós-pandemia?
Coordenação de mesa:  André Luiz Strappazzon.
Convidadas:
Aldenora Gonzales (Usuária Vice Presidente do CNAS); Solange Bueno (Coordenadora do Fórum Estadual de Usuários do SUAS-SC); Cleide Oliveira (Assistente Social – CREAS Blumenau); Janice Merigo (Assistente Social -Especialista em Políticas Públicas FECAM); Alvira Bossy Psicóloga CRAS Continente II; Dra. Roberta Fin Motta Professora do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS).

Para Mary Kazue Zanfra, Assistente Social conselheira do CRESS 12ª Região “a crise sanitária desvelou a importância do SUAS, do SUS e da Previdência, mais do que nunca a união dos/as trabalhadores/as executores/as da política e trabalhadores/as usuários/as da política deve ser fortalecida para o enfrentamento do desmonte da seguridade social”.

Assista na íntegra o evento acessando por meio dos link a seguir:

Dia 26/11/2020:
https://youtu.be/1kTqXKV3w3E
Dia 27/11/2020 (manhã):
https://youtu.be/AN1eW_G6R6Y
Dia 27/11/2020 (tarde):
https://youtu.be/SiaJHq0BSbA

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Covid-19, Notícias.