Estudantes de Serviço Social da UFSC e da FURB realizaram atividade conjunta com o CRESS/SC

No dia 17 de novembro, estudantes da segunda fase do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) juntamente com estudantes da sétima fase do Curso de Serviço Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB), participaram de uma discussão online com o tema “O CRESS/SC e demandas à profissão na conjuntura atual”, conduzida pela Assistente Social e presidente do CRESS/SC, Viviana Wachtel Seleme Uba, e pelos agentes fiscais Cleverton Cidiclei Maciel e Marília Aparecida Ponciano. A atividade foi realizada pela disciplina “Serviço Social e Realidade Social II” da UFSC, ministrada pela Profa. Dra. Mariana Pfeifer, em conjunto com a disciplina “Ética Profissional do/a Assistente Social” da FURB, ministrada pela Profa. Dra. Cleide Gessele.

Foi um momento rico de compartilhamento de conhecimentos que possibilitou as(aos) estudantes a compreensão acerca da atuação do CRESS, através de relatos de experiência de atuação profissional neste espaço e apresentação das principais demandas à instituição. Além disso, a análise de conjuntura aliada às particularidades no trabalho durante o período de pandemia da Covid-19, foi essencial para pensar os desafios atuais da profissão e aproximar as(os) estudantes da realidade profissional e do CRESS. Também se abordou conteúdos trabalhados pelas disciplinas no que se refere aos marcos legais da profissão, como o Código de Ética, a Lei de Regulamentação da Profissão e resoluções do CFESS, que foram debatidas pelos expositores.

Ressalta-se a importância de espaços de encontros como este durante o momento de distanciamento social em que estamos vivendo, buscando contribuir com a formação profissional durante este período de ensino remoto decorrente da pandemia, e possibilitar trocas e aproximação entre o CRESS/SC e as escolas de Serviço Social do estado, ainda que de forma virtual. Esperamos que, em breve, possamos nos encontrar presencialmente!

Ana Larissa Pavesi¹
Carolina Carneiro de Melo²
Mariana Pfeifer³

¹Estudante do Curso de Serviço Social da UFSC, monitora da disciplina “Serviço Social e Realidade Social II”.
²Estudante do Curso de Serviço Social da UFSC, monitora da disciplina “Serviço Social e Realidade Social II”.
³Docente do Departamento de Serviço Social da UFSC, professora da disciplina “Serviço Social e Realidade Social II”. Conselheira do CRESS 12º Região – Gestão 2020-2003.

Posted in Notícias.