CARTA ABERTA – Assistentes Sociais e a Luta Antirracista

CARTA ABERTA

O NUCRESS da Grande Florianópolis manifesta publicamente o seu repúdio a invasão ocorrida no dia 10 de novembro de 2020, às 20 horas, na atividade “Assistentes Sociais e a Luta Antirracista” que ocorreu virtualmente na plataforma Google Meet.

A atividade teve o protagonismo do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida, que estudou e se disponibilizou para discutir com a categoria de assistentes sociais, discentes de Serviço Social e com outras profissões. Contudo, já no início da atividade perfis cadastrados como “João Careca, Carai-Gamer, Adelaide Pereira e Ismael Santana” invadiram a atividade proferindo palavras e frases ofensivas e fora de contexto, interrompendo insistentemente a explanação das convidadas expositoras.

Durante o atentado houveram diversas tentativas de derrubar e banir estes perfis à participação, contudo não foi possível manter a atividade neste espaço que já não era seguro. Foi um momento tenso e que abalou todos e todas participantes exigindo o abandono da sala já criada e divulgada. A necessidade de gerar uma nova sala, para garantir a realização da atividade em segurança, e restringir a participação de perfis desconhecidos, infelizmente ocasionou na redução da participação ampliada pois muitas pessoas não conseguiram acesso ao novo endereço virtual da atividade.

O objetivo central da atividade proposta foi refletir e dialogar com o maior número de pessoas sobre a importância da luta Antirracista, particularmente dentro da categoria profissional de Serviço Social, em uma sociedade forjada sob estruturas que oprimem de acordo com a cor, classe, gênero, território e outras tantas pluralidades que nos compõem enquanto indivíduos. O ataque foi mais uma de tantas outras violências que o povo negro histórica e cotidianamente vivencia.

O temário sobre o racismo é urgente, necessita ser amplamente discutido e incorporado nos cursos de formação escolar, acadêmica e profissional, bem como nas agendas de políticas públicas. A ampliação do debate sobre o racismo, suas formas de expressão e formas de combate demonstra-se tardia em relação aos fatos registrados na história da humanidade, a afirmação se destaca ao situarmos o Estado de Santa Catarina como o estado brasileiro com maior número de população autodeclarada branca e que exalta uma cultura escravista e colonialista. Diante dos fatos apresentados, o NUCRESS Grande Florianópolis lamenta o ocorrido e pede a compreensão de todas as pessoas que 1 CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NÚCLEO DE BASE NUCRESS – GRANDE FLORIANÓPOLIS/SC foram impedidas de participar. Comunicamos que a atividade foi gravada e está disponível, por tempo indeterminado, no canal virtual do Comitê SUAS COVID-19¹.

Nos solidarizamos e nos colocamos ao lado do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida que, através das convidadas Mulheres Negras, Assistentes Sociais, Militantes da Luta Antirracista, dedicou tempo e energia à realização da atividade. Lamentamos o constrangimento e a violência a que estas mulheres foram submetidas.

Ainda em tempo, registramos que a tentativa de reprimir, intimidar e calar foi em vão, pois A LUTA SEGUE FORTE. O NUCRESS Grande Florianópolis exige a incorporação do tema pelos órgãos competentes e a sensibilização da sociedade de modo geral, para que não haja, sob hipótese alguma, a naturalização do ódio ao corpo negro e as diferenças como um todo. Por fim, o NUCRESS Grande Florianópolis reitera a importância e priorização das pautas de lutas antirracistas e antifascistas. Caso você queira aproximar-se deste Núcleo Local e nossa luta, siga nossa página virtual NUCRESS².

RACISTAS NÃO PASSARÃO!

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

NÚCLEO DE BASE NUCRESS – GRANDE FLORIANÓPOLIS/SC

Acesse a Carta Aberta em pdf clicando aqui.

¹ Canal YouTube do Comitê SUAS SC – COVID19 em defesa da vida. Assistentes Sociais e Luta Antirracista NUCRESS Grande Florianópolis e Coletivo Negro Magali da Silva Almeida. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BaT9ivmS_7M&ab_channel=Comit%C3%AASUASSC-COVID19emdefesadavida.

² Instagram NUCRESS Grande Florianópolis. Disponível em: https://www.instagram.com/nucressgrandeflorianopolis

Posted in Notícias, Racismo.