Live organizada pela Região Sul debaterá mobilização contra Reforma Administrativa

O evento virtual será realizado dia 18 de novembro, com início às 19h, no canal do YouTube do CRESS 12ª Região (acesse clicando aqui). A abertura contará com falas de representantes do CFESS, ABEPSS e ENESSO. O tema foco será abordado pela palestrante convidada Sara Granemann, doutora em Serviço Social e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora de temas relacionados à Previdência. A mediação será de Giliane Santos Araújo, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-RS.

Na sequência, representantes dos CRESS PR, RS, SC darão seus posicionamentos. Pelo CRESS-PR a fala será da conselheira Cristiane Gonçalves de Souza, assistente social, doutora em Ciências Sociais Aplicadas. Pelo CRESS-RS, a fala será de da conselheira Marília Menezes, assistente social especialista em Abordagem Sistêmica e Psicologia Social. Pelo CRESS-SC, a fala será da conselheira presidenta, Viviana Uba, que atua na Política de Saúde na Prefeitura de Canoinhas-SC, especialista em Família e Políticas Públicas e Gestão Pública.

Informação e mobilização

O espaço foi criado para pontuar todos os itens da Reforma Administrativa e seus impactos na atuação cotidiana das/os trabalhadoras/es, para que, por meio, do esclarecimento e do conhecimento, seja possível mobilizar a categoria para o enfrentamento do cenário proposto por esta reforma.

Cenário de desmonte do Estado Democrático de Direito, com o fim da estabilidade dos servidores, que é o que permite que estes sejam agentes de Estado e não de governo, e, enquanto tais, são a força de resistência na defesa das políticas públicas.

A PEC 32/2020 vai claramente ao encontro das políticas ultraliberais, que atentam contra os direitos dos trabalhadores, além de desestruturar a gestão pública, negando dispositivos previstos na Constituição cidadã.

Diante disso, é necessário urgentemente um movimento de mobilização que reúna o conjunto das entidades, movimentos sociais e forças políticas para barrar a reforma.

Programação

Live “A Reforma Administrativa e os Impactos na Atuação Profissional das/os Trabalhadoras/es”:

19h – Mesa de Abertura: com representantes do CFESS, ABEPSS e ENESSO;
19h30 – Palestra “Reforma e os Impactos na Atuação Profissional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores”, com Sara Granemann;
20h – Posicionamento e Manifestação dos Conselhos: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
20h30 – Encerramento.

#ParaTodosVerem: Card com fundo branco e azul. Letras em vermelho, branco e azul com o texto: LIVE Região Sul; CRESS PR, RS e SC; youtube.com/cress12regiao; 18/11/2020; 19h; A Reforma Administrativa e os Impactos na Atuação Profissional das/os trabalhadoras/es. Abertura: CFESS, ABEPSS e ENESSO.  No lado esquerdo miniatura com fotos da Mediadora e das Palestrantes com seus nomes e breve curriculum conforme descrito no corpo da notícia.

Participantes

Abertura: CFESS, ABEPSS e ENESSO

Mediação: Giliane Santos Araújo

  • Trabalhadora assistente social, residente pela ESP/RS na Saúde do Trabalhador, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-RS – Gestão 2020-2023 “Lutar e Mudar as Coisas nos Interessa Mais”.

Palestrante: Sara Granemann

  • Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense de 1991-1994. Docente na Escola de Serviço Social da UFRJ desde 1994. Áreas de atuação: Tradição Marxista, Estado e políticas sociais, Previdência Pública e Privada e Serviço Social.

Representante CRESS-PR: Cristiane Gonçalves de Souza

  • Assistente social, doutora em Ciências Sociais Aplicadas, diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da UEPG. Conselheira da Gestão CRESS-PR 2020-2023.

Representante CRESS-RS: Marília Filgueras Fischer Menezes

  • Assistente social pela Unisinos, especialista em Abordagem Sistêmica pela UFRGS e Psicologia Social pela Universidade Popular de La Boca/ ARG, mestre em Ciências Sociais Aplicadas – Políticas Sociais / Unisinos. Atuou como docente na ULBRA e FADERGS. Trabalhadora assistente social desde 1994 na Fundação de Proteção Especial/RS e conselheira da Gestão CRESS-RS 2020-2023.

Representante CRESS-SC: Viviana Wachtel Seleme Uba

  • Assistente social, conselheira-presidente da atual gestão do CRESS-SC “Coragem e Democracia: a certeza na frente, a história na mão”. Atua na Política de Saúde na Prefeitura Municipal de Canoinhas/SC. É especialista em Família e Políticas Públicas e Gestão Pública.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região
Posted in Eventos, Notícias.