Reuniões Ampliadas do Serviço Social nas Políticas de Assistência e Previdência Social encerram após cinco atividades on-line

Na última terça-feira (29/09) foi realizada a última de cinco reuniões organizadas pelo CRESS 12ª Região.

Os encontros aconteceram de forma virtual, tendo como tema “O Serviço Social nas Políticas de Assistência e Previdência Social: Desafios frente ao contexto das alterações no atendimento à população pelo INSS” e contaram com a participação de 11 palestrantes, divididos/as por regiões de Santa Catarina. Cada encontro contou com um/a Assistente Social do INSS, um/a do SUAS, além da Professora Doutora Edivane de Jesus, que esteve presente em todas as reuniões. O objetivo principal das reuniões foi aprofundar o debate junto aos/às Assistentes Sociais acerca do exercício profissional do Serviço Social no âmbito das políticas de assistência e previdência social, face ao contexto das alterações no atendimento à população pelo INSS. (Mais informações sobre os eventos podem ser acessadas aqui.)

Segundo Elisônia Carin Renk, conselheira do CRESS/SC, os eventos apontaram várias propostas e estratégias para a categoria profissional, as quais serão compiladas pela Comissão de Seguridade Social do CRESS objetivando futuros encaminhamentos. “Fomos contempladas/os com brilhantes explanações sobre o desmonte do sistema de seguridade social, mostrando como este processo macro desemboca consequências perversas no universo micro das políticas de Previdência e Assistência Social”, afirma.

Para Elisônia, atual coordenadora da Comissão de Seguridade Social, os eventos evidenciaram que o atual cenário exige uma crítica aliada a um exercício profissional submetido à práxis política contra os desmontes das políticas sociais que colocam milhares de brasileiros no campo da desproteção social. “Os eventos proporcionaram reflexões sobre os desafios colocados à profissão de Serviço Social pelo modo de produção capitalista e indicaram mediações que viabilizam o acesso dos usuários aos direitos sociais, fundamentadas na afirmação do projeto ético político.” Destacou Elisônia Renk.

A professora Dra. Edivane de Jesus afirmou que: “Debater com a categoria a concepção de seguridade social e seu desmantelamento está na ordem do dia para que possamos articular conjuntamente estratégias de resistência e luta. Os debates regionais foram uma experiência riquíssima e uma excelente iniciativa da comissão de seguridade social. Foi uma grande satisfação participar desse projeto.” A professora Dra. Edivane de Jesus esteve presente nos cinco eventos fazendo sua fala juntamente com as/o seguintes profissionais: Juliana Amorim Policarpo (INSS) e Emiliana Vargas (SUAS) dia 09/09; Rita de Cássia Farias (INSS) e Daiana Rocha (SUAS) dia 15/09; Alessandra Oville Couto (INSS) e Euci Cristofolini (SUAS) dia 22/09; Mara Alice de Oliveira (INSS) e Claudemir Osmar da Silva (SUAS) dia 23/09; Marisa Magali Maieski Wames (INSS) e Elizabete da Aparecida Siqueira (SUAS) dia 29/09.

Juliana Amorim Policarpo, palestrante da primeira atividade, realizada no dia 09/09, relembra que: “Planejar esse momento foi desafiador, mas a sua concretização foi muito importante, já que tivemos a oportunidade de colocarmos aspectos da nossa realidade profissional, não tão evidentes para toda a categoria, e refletirmos sobre os impactos disso no cotidiano profissional!”.

Claudemir Osmar da Silva, Assistente Social do SUAS, palestrante do encontro realizado dia 23/09 voltado para a região da Grande Florianópolis, alerta que: “A Proteção Social, as políticas sociais e o acesso à direitos se constituem desafios em nosso cotidiano de trabalho. Mas também devem estar em nosso horizonte no contexto das lutas sociais, uma vez que se tornam essenciais para aqueles que vivem da venda de sua força de trabalho, a classe trabalhadora.”

Todas as reuniões foram abertas aos/às profissionais de Santa Catarina, porém os/as palestrantes e as datas foram divididas por regiões, contando com o apoio dos respectivos NUCRESS.

A reunião do dia 29 de setembro encerrou a sequência de eventos com recorde de acessos à sala virtual. Foram 92 participantes simultâneos no encontro voltado para a região dos NUCRESS Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste e Vale do Rio do Peixe. Para Kelly Caon, Coordenadora do NUCRESS Oeste as discussões relacionadas à previdência social e à assistência não são recentes, mas permanecem atuais.

“Transcorrida a história é possível visualizar avanços, mas os retrocessos também são sentidos e, especialmente pelo público mais vulnerável. O debate sobre as políticas da seguridade social (em especial previdência e assistência) nesta noite (29/09) nos possibilitou olhar para o atual cenário com a criticidade que o momento requer: mais que adaptações em meio à pandemia, vive-se dias em que se usa da tecnologia, do discurso vazio e do enxugamento dos recursos humanos e financeiros para se pôr em prática velhos planos”. Avaliou Kelly Caon.

A Coordenadora do NUCRESS Oeste finaliza agradecendo ao CRESS/SC, aos/às profissionais e colegas “que nos trouxeram a percepção de que as velhas e almejadas ferramentas do debate crítico, da comunicação ampliada e do trabalho articulado não são apenas necessários, mas se fazem urgentes!”

As Reuniões Ampliadas do Serviço Social nas Políticas de Assistência e Previdência Social foram organizadas pelo CRESS 12ª Região, com apoio dos NUCRESS, Universidade Federal de Santa Catarina e Comitê Estadual SUAS/SC – COVID19: em defesa da vida. Todas as reuniões contaram com interpretação em LIBRAS.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Covid-19, Notícias.